Feirinha do Largo vira produto turístico

Na véspera de seu aniversário, comemorado nesta terça, dia 29, Curitiba ganha mais um produto turístico. É que a movimentada Feira de Artesanato do Largo da Ordem, criada há 34 anos, que antes era coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), passou a ser de responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo. ?A feirinha é um grande produto turístico da cidade e a troca de área feita pela atual gestão atende a uma antiga reivindicação dos artesãos?, declara o secretário de Turismo, Luiz de Carvalho.

A primeira ação será o recadastramento dos seus 1,2 mil expositores, que tem como objetivo resgatar a principal função da feira, que é divulgar e preservar o trabalho artesanal. ?A introdução de produtos industrializados nos últimos dez anos causou uma certa distorção e a feirinha perdeu parte dessa característica artesanal?, avalia o secretário.

Com o recadastramento, que será feito ainda neste semestre, a Prefeitura pretende conhecer melhor o tipo de produto, inclusive com visitas aos ateliês de criação dos artistas. O mapeamento também irá nortear possíveis aberturas de novas vagas.

Outros estudos serão desenvolvidos ao longo do ano para melhorar a distribuição dos expositores e a circulação da feira. Uma primeira idéia é organizar os expositores por setor. Criada oficialmente em 1971, a feirinha recebe a cada domingo uma média de quinze mil visitantes. Realizada no Largo da Ordem, a feira trouxe para o setor histórico da cidade artistas, artesãos, antiquários, colecionadores, famílias e se transformou, no decorrer dos anos, no maior ponto de encontro da cidade.

A feira é uma mescla das mais variadas manifestações artísticas porque, além do artesanato, reúne música, teatro, gastronomia, literatura e é ponto de encontro de personalidades conhecidas, como a artista Efigênia Rolim de Moura, que trabalha com reciclagem de material e poesia.

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