Localizada em território andreense, Paranapiacaba foi construída pelos ingleses no fim do século XIX para abrigar os trabalhadores da primeira ferrovia do estado de São Paulo, que a partir de 1867 ligou o Porto de Santos a Jundiaí. A vila é considerada patrimônio histórico nacional e oferece uma série de atividades relacionadas ao turismo cultural e ambiental.
A manhã de sexta-feira (17) ficará marcada na história de Santo André e de sua vila ferroviária, que voltou a receber um trem de passageiros depois de quase uma década. O Expresso Turístico chegou à estação de Paranapiacaba por volta das 11h30 e foi recebido pela população local e pela tradicional neblina, que cobriu o local.
As saídas, quinzenais aos domingos, serão às 8h30, com parada na estação Central de Santo André por volta das 9h, para embarque de passageiros da região, e chegada à Paranapiacaba às 10h, onde os visitantes poderão conferir as atrações da histórica vila ferroviária de Santo André. O retorno será às 16h30, com parada em Santo André por volta das 17h30 e chegada à Luz às 18h. Para receber os turistas em Paranapiacaba, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, construiu uma estação ao lado do antigo galpão, anteriormente utilizado como garagem de locomotivas, próxima ao Viradouro, na Parte Baixa.
Após o desembarque, os visitantes serão recebidos no prédio da antiga padaria, cujo restauro foi concluído em 2009. As passagens estão à venda nas bilheterias do Expresso Turístico da Luz. Os bilhetes custam R$ 28, ida e volta com saída de São Paulo, e R$ 25 ida e volta com saída de Santo André. Na compra de duas, três ou quatro passagens haverá desconto de 50%.