Quem visitar o Rio de Janeiro este mês terá a oportunidade de visitar duas exposições inéditas na cidade, que ocuparão nobres espaços culturais, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e o Paço Imperial, ambos na região central.
“Yanomami, O Espírito da Floresta”, organizada pela Fundação Cartier, de Paris, para comemorar os quinze anos do CCBB, reúne trabalhos de treze artistas de múltiplas nacionalidades (duas brasileiras – Claudia Andujar e Adriana Varejão) que conviveram com os índios e mostram as suas impressões por meio de pinturas, esculturas, fotografias e vídeos. A exposição, que esteve em Paris até outubro do ano passado, foi considerada uma das mais importantes da temporada internacional, merecendo elogios unânimes dos críticos europeus, norte-americanos e brasileiros.
“Olinda, Arte em Toda Parte” traz para a região sudeste as matizes da arte pernambucana, por meio dos trabalhos de nove artistas premiados no evento homônimo, que acontece anualmente em Olinda, há três anos, sempre no mês de dezembro. Os trabalhos, escolhidos por artistas plásticos e júri popular, reúnem pinturas, gravuras, esculturas e instalações. Todos com um forte traço em comum: a vivacidade multicolorida da magia olindense. Que tem como mestres, entre tantos notáveis, Guita Charifker, João Câmara, Luciano Pinheiro, Zé Cláudio, Samico e Teresa Costa Rêgo, curadora da mostra.
Serviço: A exposição “Yanomami, o Espírito da Floresta” acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil, Rua 1.º de Março, 66, dos dias 19 de abril a 20 de junho. Entrada franca. Telefone: (21) 3808-2020.
E a exposição “Olinda Arte em Toda Parte” acontece de 14 de abril a 13 de junho no Atelier Finep – Paço Imperial, situado na Praça Quinze, 48. Entrada franca. Telefone: (21) 2533-4407.