Pólo turístico do litoral sul de São Paulo, Praia Grande chega a atrair 1,2 milhão de visitantes no período do réveillon. O principal atrativo são os 22,5 quilômetros de praias e sua orla, considerada uma das mais bonitas do País. De dezembro a fevereiro, o município de cerca de 250 mil habitantes, situado a 72 quilômetros da capital paulista, assiste a uma invasão de turistas, uma média de 750 mil deles, oriundos de várias partes do Brasil, que fazem da cidade o seu destino.
Dentre as muitas praias, as mais freqüentadas são Boqueirão, Canto do Forte, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Mirim, Caiçara, Flórida e Solemar, que estão também entre as mais visitadas do Estado de São Paulo. Na Mirim, uma curiosidade: a maior estátua de Iemanjá do Brasil, com dez metros de altura.
Como suporte à beleza natural de Praia Grande, a orla tem um calçadão com mais de cem quiosques, que oferecem petiscos, bebidas e refeições durante todo o dia. A beleza fica por conta dos cerca de dez mil coqueiros ao longo do calçadão. Além disso, as praias da Guilhermina, Ocian, Caiçara e Solemar têm também feiras de artesanato, onde mais de trezentos artistas expõem e comercializam suas peças.
Ecoturismo
Mas Praia Grande não é só um destino litorâneo. A Prefeitura trabalha para colocar o município também na rota dos ecoturistas. Para isso, se dedica à formatação de alguns novos roteiros. Essa ação tem como slogan ?Praia Grande, uma nova visão turística?. Segundo o secretário municipal de Turismo, José Alonso Jr., um dos roteiros é o passeio de barco ao manguezal. ?É um passeio muito interessante em que o turista vai conhecer as belezas e a biodiversidade da região, há muito o que ver?, explica. A Cachoeira do Guariúma e a visita a um apiário estão entre as outras opções.
A Fortaleza de Itaipu, um dos principais pontos turísticos do município, também faz parte dos roteiros de ecoturismo. Marco da engenharia militar, a fortaleza foi aberta há apenas quatro anos para visitação pública, mas só nos fins de semana. Além da importância histórica, o local também tem três trilhas ecológicas no meio da mata: da Vovó, Artilheiro e Adrenalina. O ponto oferece vista panorâmica de Praia Grande.
Enfeitado por dez mil |
Passeios de barco e escuna pela Região Metropolitana da Baixada Santista podem ser feitos a partir do Portinho, uma extensa área de lazer situada às margens do Mar Pequeno, onde o mar se encontra com o Rio Peaçabuçu. Além de um píer para pesca, o local, que foi recentemente revitalizado, tem também quiosques com churrasqueiras, campos de futebol, quadras poliesportivas e pista de motocross.
Hospedagem
Praia Grande tem cerca de quinze mil leitos distribuídos por hotéis e pousadas diversas, mas o que mais chama a atenção no quesito hospedagem é a grande concentração de colônias de férias, que somam doze mil leitos no total. Somente na Avenida dos Sindicatos estão aglomerados oito mil leitos de colônias de férias. ?É a maior complexo de colônia de férias da América Latina?, destaca o secretário de Turismo, José Alonso Jr. Em algumas delas não é necessário ser associado para poder se hospedar.
O turista que for a Praia Grande também não terá dificuldades em encontrar bons restaurantes e bares e conta também com a facilidade de um dos maiores shoppings da região – o Litoral Plaza Shopping, com 210 lojas e oito cinemas.
A fim de incrementar ainda mais a oferta de equipamentos turísticos, a Prefeitura inaugura em janeiro o Palácio das Artes, um espaço situado na entrada da cidade, voltado exclusivamente à cultura. Terá um teatro com capacidade para 630 espectadores, além de museu e uma área para exposições e eventos.