É no chamado deserto do Jalapão que os viajantes podem experimentar uma intensa integração com a natureza. A região é um grande oásis, cortado por diversos rios de águas puras e cristalinas. Tem atrativos para todos os gostos: cachoeiras, lagoas, dunas, praias de rio, serras e chapadões. Situado no coração do Brasil, em meio à imensidão da Serra Geral, no Estado do Tocantins, a natureza agreste e primitiva se mantém praticamente intacta.
A Freeway Brasil, junto com a Korubo Expedições, oferece esse fascinante destino em um roteiro de sete dias, com passeios de tirar o fôlego. E o que é melhor: até março, os preços são os mesmos de 2005, incluindo o Carnaval. Segundo Cínthia Krause, da Korubo, o índice de satisfação dos clientes que realizam esse roteiro é muito grande. "Os viajantes têm a experiência de conhecer um local ermo, totalmente selvagem, com conforto e segurança", comenta.
A Prainha dos Crentes, de água doce, é um dos pontos de parada para banho. |
A bordo do caminhão Korubo, o primeiro veículo overland do Brasil, os viajantes podem apreciar as deslumbrantes paisagens da região. Esse tipo de veículo é sucesso entre os europeus que viajam para a África e Ásia. Trata-se de um caminhão Mercedes-Benz 4×4 projetado especificamente para locais não asfaltados. Tem itens exclusivos como janelas panorâmicas em toda a lateral do veículo e quatro mirantes no teto que oferecem excelente visibilidade.
Um dos passeios realizados é para o Mirante da Serra, local que oferece uma vista panorâmica da região do Jalapão. A Prainha dos Crentes também é parada obrigatória, uma praia de rio de águas cristalinas.
O Poço do Fervedouro, uma nascente de água cercada por bananeiras e com fundo de areia branca, é outra atração do local. Em razão da pressão da água, é impossível afundar. A sensação de flutuar na água é pura diversão.
Destaque para a canoagem no Rio Novo, um dos últimos de água potável do mundo. "Pesquisadores da Universidade do Tocantins realizaram pesquisas e conferiram que em determinados pontos o rio tem água potável", conta Cinthia. Em razão das águas muito transparentes, é possível ver o seu fundo de areia que forma belíssimas praias às suas margens.
Dunas, além de cachoeiras, lagos, rios e chapadões formam o cenário de oásis do Jalapão. |
E como todo bom safári, não poderia faltar a fauna local. Nesse passeio, os turistas podem observar os animais da região, como tucanos, araras e os lobos-guará. Esses últimos sempre visitam o acampamento, surpreendendo os hóspedes.
Cinthia cita as dunas como passeio imperdível no Jalapão. Grandes dunas de areia cercadas por chapadas, tendo o rio abaixo. Esse passeio é realizado no final do dia e os viajante ficam no local até o nascer da lua. Muitas vezes é possível ouvir onças-pintadas.
A hospedagem é no Safári Camp, à beira do Rio Novo, um acampamento idealizado nos moldes dos africanos, que alia integração com a natureza sem esquecer do conforto. As tendas para duas pessoas têm camas individuais, mesinha e jogo de cama completo. Durante a permanência no Safári Camp o regime é de pensão completa, incluindo os lanches de trilha.
O roteiro da Freeway inclui passagens aéreas, traslados, hospedagem em Palmas com café da manhã, hospedagem com pensão completa no Jalapão (Safári Camp), passeios, acompanhamento de guias especializados e seguro-viagem. O pacote de sete dias e seis noites, para março, custa R$ 3.120, com hospedagem em apartamento duplo, incluindo aéreo (voando Gol) e terrestre. Para o período de abril a junho, o preço é R$ 3.528.
Serviço – A Freeway é representada no Paraná pela Rottero, que atende pelo telefone (41) 3324-1441.