Fim de ano, hora de viajar. Nesse período, muitos brasileiros já estão fechando as malas, comprando pacotes de viagem ou planejando o descanso sonhado. Se você é uma dessas pessoas que pretende viajar nas férias, fique atento às dicas do Ministério do Turismo (MTur) para se prevenir e evitar surpresas desagradáveis em seu passeio.
Os turistas são consumidores e devem estar atentos ao comprar um pacote, passagem ou diária. A coordenadora geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, orienta aos turistas que peçam sempre o contrato de prestação de serviços e o leiam atentamente.
“Uma atividade turística é uma prestação de serviço gerida pelas leis de defesa do consumidor. Então, o turista tem que ter muita atenção ao contrato, ver se as cláusulas estão claras, quais serviços estão previstos, observar as regras para cancelamentos e suas penalidades para não ter surpresas desagradáveis mais tarde”, informa.
Outra dica é exigir sempre as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de chek-in, chek-out e taxas antes da viagem.
“Isso tudo tem que estar documentado, pois, no caso de não cumprimento das atividades, o consumidor pode procurar o Procon e reclamar os seus direitos”. A coordenadora também aconselha os viajantes a guardarem materiais promocionais, como anúncios e recortes de jornal, porque eles podem ser considerados como documento contratual no caso de uma propaganda enganosa.
