Evite surpresas desagradáveis em passeios

Fim de ano, hora de viajar. Nesse período, muitos brasileiros já estão fechando as malas, comprando pacotes de viagem ou planejando o descanso sonhado. Se você é uma dessas pessoas que pretende viajar nas férias, fique atento às dicas do Ministério do Turismo (MTur) para se prevenir e evitar surpresas desagradáveis em seu passeio.

Os turistas são consumidores e devem estar atentos ao comprar um pacote, passagem ou diária. A coordenadora geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, orienta aos turistas que peçam sempre o contrato de prestação de serviços e o leiam atentamente.

“Uma atividade turística é uma prestação de serviço gerida pelas leis de defesa do consumidor. Então, o turista tem que ter muita atenção ao contrato, ver se as cláusulas estão claras, quais serviços estão previstos, observar as regras para cancelamentos e suas penalidades para não ter surpresas desagradáveis mais tarde”, informa.

Outra dica é exigir sempre as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de chek-in, chek-out e taxas antes da viagem.

“Isso tudo tem que estar documentado, pois, no caso de não cumprimento das atividades, o consumidor pode procurar o Procon e reclamar os seus direitos”. A coordenadora também aconselha os viajantes a guardarem materiais promocionais, como anúncios e recortes de jornal, porque eles podem ser considerados como documento contratual no caso de uma propaganda enganosa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna