Na hora de arrumar a mala, as melhores roupas para a viagem são aquelas que não amassam, que são confortáveis e, acima de tudo, versáteis. Procure levar tons neutros para calças, saias, casacos e sapatos, como o preto, o marrom e o cinza. Modere na quantidade, leve peças que combinem com várias outras. Dessa maneira, tem-se conjuntos diferentes com as mesmas peças de roupas. A dica é da consultora Yara Balestrero, da Traveland Viagens e Turismo, de São Paulo.

Outra sugestão é guardar espaço na mala – ou levar uma mala extra vazia – para carregar souvenires e outros presentes na viagem de volta.

Quanto aos sapatos, o ideal é levar peças já amaciadas. “Os novos, muitas vezes, ainda não tomaram a forma do pé e não se sabe quanto será preciso caminhar para chegar até os pontos turísticos. Pode ser desconfortável e até machucar os pés”, explica.

Veja o que não pode faltar em sua mala:

Roupas: peças íntimas; calça jeans; uma peça de baixo (calça, saia, short ou bermuda) para cada duas ou três blusas; roupa social (mesmo que a viagem não seja muito formal, não custa levar uma roupinha mais chique); vestidos e roupas para noite, de preferência com um “casaquinho” a tiracolo (não conhecemos bem o tempo de todos os lugares); jaqueta ou casaco (dependendo da duração da viagem, um é suficiente); meias e meias-calças; pijama e camisola; um tênis, um sapato para noite e um para o dia e um chinelo.

Acessórios em geral: cintos, lenços, gravatas, fivelas para cabelo, etc.

Se o destino tem mar, piscina ou campo: protetor solar, maiô, biquíni, toalha, canga, chinelo, óculos de sol, chapéu, boné; repelente de insetos.

Produtos de higiene pessoal: xampu, condicionador, sabonete, de preferência líquido (faz menos sujeira na bolsa), lâmina e creme de barbear, pasta e escova de dente, fio dental, cotonete, algodão, escova, pente de cabelo, creme hidratante (corpo e rosto), lixa de unha, desodorante, perfume, maquiagem, absorvente, protetor diário de calcinha, preservativo.

Medicamentos: curativo, spray anti-séptico, analgésico, remédio antienjôo, antiácido, digestivo, gel para pancadas (ninguém está livre de uma “vídeocacetada”), receita de remédios vendidos apenas com prescrição médica; óculos e lentes de contato, com todos os apetrechos e a receita na língua dos países que você vai visitar.

Outras utilidades: mapas e guias das cidades; sacos plásticos para roupas sujas; minikit para costura; máquina fotográfica, filmes e baterias/ filmadora e fitas; adaptador de voltagem; miniferro de passar (só se for estritamente necessário); toalha de banho pequena; porta-dinheiro de tecido para usar embaixo da roupa; despertador (para não perder nem um minuto de suas férias dormindo); calculadora de bolso para suas contas e conversões; capa de chuva para aproveitar tudo; bolsa em que caiba muita coisa, mas sem ficar desconfortável.

Bagagem de mão

A quantidade aceitável de volumes geralmente é de dois itens por passageiro, pesando no total até cinco quilos. Passagem, passaporte, vouchers, comprovante do seguro de viagem, recibo dos travellers checks, enfim, documentos indispensáveis, devem estar sempre na bagagem de mão, muito bem guardados. Na bagagem de mão deve estar ainda o material de higiene pessoal, um agasalho extra e dinheiro, pois nunca se sabe o que pode acontecer.

Pontualidade

Para não perder o vôo, chegue sempre com uma hora de antecedência nas viagens nacionais (salvo quando for solicitado outro horário de antecedência) e duas horas para viagens internacionais. Faça o check-in (apresentação ao balcão da companhia aérea) assim que chegar ao aeroporto. Desta forma você pode garantir seu lugar no avião, caso haja overbooking – venda de maior número de assentos do que a capacidade do avião – e despachará as malas, ficando livre desse “peso”.

Para quem chegou atrasado e perdeu o avião, a recomendação é dirigir-se ao balcão da companhia aérea, remarcar o bilhete – algumas companhias cobram multa de no show (não embarque) – e aguardar o próximo vôo. Os vôos charter – não regulares – não dão direito à remarcação do bilhete, ou seja, “se perder, perdeu”.

É importante também ter sempre à mão uma fotocópia do bilhete e o telefone da agência que fez a venda, pois, em caso de perda ou roubo, pode-se cancelar no balcão da companhia e apresentar a fotocópia. Na dificuldade, pedir auxílio ao agente de viagem é o mais indicado.

O tíquete de despacho da bagagem deve ser sempre bem guardado, pois é o único comprovante que assegura algum reembolso em caso de perda ou extravio. Se houver possibilidade, é interessante fazer seguro de bagagem. Na chegada ao destino, no momento que pegar a bagagem na esteira do aeroporto, o turista deve verificar se está do jeito que foi deixada no balcão da companhia aérea. Se houver alguma irregularidade, deve comunicar imediatamente à companhia, para pedir indenização.

Se o vôo atrasar

O passageiro que viaja de avião tem direito a um “seguro” contra atraso. Ou seja, quando o avião atrasa mais de quatro horas, o Código Brasileiro de Aeronáutica e os tratados aéreos internacionais garantem ao passageiro alimentação e, se for necessário, hospedagem em hotel. As despesas ficarão por conta da companhia aérea. Para isso, é necessário apenas mandar a conta e uma cópia do bilhete para a companhia responsável pelo vôo ou solicitar o reembolso no balcão da companhia.

Deixe tudo em ordem

– Verifique a validade e o limite de seus cartões de crédito com antecedência, para não ter surpresas na hora das compras;

– Deixe seu roteiro e telefones onde possa ser encontrado(a) com parentes e amigos;

– Desligue os cabos da bateria do seu carro, para não ter surpresas indesejáveis quando voltar;

– Programe o pagamento de suas contas e deixe alguém responsável pelo recebimento de sua correspondência, preocupe-se apenas em passear;

– Providencie cadeados resistentes e etiquetas com seus dados (o seguro-viagem fornece) para colocar em todas as malas, inclusive as de mão. Uma fita colorida amarrada na alça pode não ficar muito bonita, mas ajuda na identificação, evitando confusões e troca de malas;

– Se sua casa tiver sistema de alarme e aparelhos eletrônicos como rádio e TV com timer, acione-os antes de viajar. Ajudam a espantar os ladrões;

– Mantenha sempre contato com seu agente de viagem para saber como estão as reservas de vôo e hospedagem. Ajude-o a fazer sua viagem impecável;

– Tenha sempre em sua bagagem de mão o passaporte, documentos de identificação originais e outros documentos, as passagens e os vouchers;

– Coloque em cada uma de suas malas uma fotocópia autenticada de seus documentos, das passagens e dos vouchers.

Serviço – A Traveland Viagens e Turismo atende pelo telefone 0800-111069. Mais informações estão no site

www.traveland.com.br.
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