Ilson Almeida
Além de cursos de idioma,
a Alemanha oferece também
graduação e pós-graduação.

Não é preciso ser jovem para voltar aos bancos da escola. Em alguns países da Europa, as escolas de idiomas para estrangeiros vivem lotadas o ano inteiro. São pessoas de todas as idades em busca não só de fluência nas mais variadas línguas, mas sedentas por conhecer melhor a cultura e os costumes daquelas nações. Estudar uma língua em seu país de origem é a forma mais rápida e saborosa de conhecer um povo, e ainda fazer amigos e passear, porque as aulas acontecem durante algumas horas do dia, o resto do tempo é preenchido com passeios e atividades, muitas vezes acompanhados do professor, o que torna o aprendizado contínuo. Há quem prefira custear os estudos trabalhando. Além do idioma, muitos brasileiros buscam uma formação complementar no exterior, com cursos de graduação e pós-graduação em renomadas instituições européias.

continua após a publicidade

Alemanha

Em diversas cidades da Alemanha é possível encontrar programas de estudo do alemão para estrangeiro, do nível básico até o avançado. Há programas também para quem pretende se tornar um professor de alemão. No verão, quando a procura é ainda maior, as escolhas oferecem cursos intensivos, quase sempre com hospedagem em casas de família para que o estudante conheça melhor os hábitos e a cultura do país. Além de cursos de idioma, a Alemanha oferece também graduação e pós-graduação para estrangeiros em diversas conceituadas instituições. Para saber mais, acesse www.visitealemanha.com

Irlanda

Todos os anos mais de duzentos mil estrangeiros seguem para a Irlanda para estudar inglês e outros 22 mil vão em busca de cursos superiores. Para os brasileiros, o país é ainda mais atraente, pois oferece a possibilidade de estudo e trabalho remunerado, com carga horária de até 20 horas semanais. Para isso é preciso estar matriculado em um curso de idioma com 15 horas de aulas por semana e duração mínima de 25 semanas. É o chamado ano acadêmico. Outra exigência é que a escola seja reconhecida pelo Ministério da Educação. Para saber mais sobre os programas de trabalho remunerado na Irlanda, basta acessar www.visiteirlanda.com.

Na França, Cendotec incentiva
estudo da ciência e tecnologia.

França

continua após a publicidade

Além dos tradicionais cursos de francês para estrangeiros, a França oferece uma grande variedade de alternativas para os brasileiros que desejam estudar naquele país. Criado em 1978, o Cendotec (Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica) tem como objetivo estimular as cooperações bilaterais e regionais no âmbito da ciência e da tecnologia. Assim, estabelece parcerias com instituições de ensino brasileiras e tem sede no Brasil para facilitar a comunicação. Quem quiser saber mais pode entrar em contato com o Cendotec no www.cendotec.org.br ou com a Agence EduFrance, dedicada á promoção do ensino superior francês e da recepção de estudantes estrangeiros. Na internet, endereço é www.edufrance.com.br.

A Comissão Européia de Turismo é uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica. Fundada em 1948, reúne 33 países com um objetivo em comum: promover a Europa e seus destinos turísticos por todo o mundo. Hoje, o grupo operacional da CET para a América Latina  tem nove países integrantes – Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, além da Suíça. O endereço da Comissão Européia de Turismo na internet é www.visiteurope.com.

continua após a publicidade