Muitos pais encaminham seus filhos para participar de um programa de intercâmbio cultural com a intenção de proporcioná-los uma interessante experiência de vida, com a oportunidade ainda de aprimorar um idioma e conhecer outra cultura. O programa de high school no exterior, além de tudo isso, ainda traz a vantagem da equivalência com o colegial do Brasil, ou seja, o tempo de estudo no exterior vale como o mesmo período aqui, sem perda de ano letivo.
Os Estados Unidos ainda são hoje um dos destinos mais procurados por brasileiros para este tipo de programa. Um programa de um semestre de estudo naquele país custa US$ 3.875 na região de Oregon e a colocação é imediata, estudando em escola pública e com intensa atividade esportiva – esqui, rafting, cavalgadas, acampamentos etc.
Outra opção diferenciada de high school é o programa bilíngüe no Canadá com duração de um ano por US$ 11.625. Um semestre em Quebec, na parte francesa, e o outro semestre na parte inglesa do país. E o programa inclui três semanas de curso de francês em Montreal, três dias de orientação em Toronto, todo o transporte necessário no Canadá, colocação em uma casa de família e nas escolas, assistência de um coordenador local e seguro. Mas é possível fazer programas de high school na Austrália, Nova Zelândia e diversos países da Europa.
Esses programas de high school são oferecido pela Connection Line, agência especializada em intercâmbio cultural, e foram criados para jovens entre 15 e 18 anos. A proposta é que, durante um ou dois semestres, estes jovens brasileiros possam viver com uma família, freqüentar a escola local, fazer novos amigos e aprender o idioma. Na escola cursam o nível correspondente ao que freqüentavam no Brasil e na volta para casa podem aproveitar os créditos e não perdem o ano.
Para programas com início em agosto, o prazo para inscrições termina em abril. As passagens aéreas não estão incluídas nesses preços. Para mais informações, basta ligar (11) 3285-6691 ou acessar o site www.connectionline.com.br.