Muitos pais encaminham seus filhos para participar de um programa de intercâmbio cultural com a intenção de proporcioná-los uma interessante experiência de vida, com a oportunidade ainda de aprimorar um idioma e conhecer outra cultura. O programa de high school no exterior, além de tudo isso, ainda traz a vantagem da equivalência com o colegial do Brasil, ou seja, o tempo de estudo no exterior vale como o mesmo período aqui, sem perda de ano letivo.

continua após a publicidade

Os Estados Unidos ainda são hoje um dos destinos mais procurados por brasileiros para este tipo de programa. Um programa de um semestre de estudo naquele país custa US$ 3.875 na região de Oregon e a colocação é imediata, estudando em escola pública e com intensa atividade esportiva – esqui, rafting, cavalgadas, acampamentos etc.

Outra opção diferenciada de high school é o programa bilíngüe no Canadá com duração de um ano por US$ 11.625. Um semestre em Quebec, na parte francesa, e o outro semestre na parte inglesa do país. E o programa inclui três semanas de curso de francês em Montreal, três dias de orientação em Toronto, todo o transporte necessário no Canadá, colocação em uma casa de família e nas escolas, assistência de um coordenador local e seguro. Mas é possível fazer programas de high school na Austrália, Nova Zelândia e diversos países da Europa.

Esses programas de high school são oferecido pela Connection Line, agência especializada em intercâmbio cultural, e foram criados para jovens entre 15 e 18 anos. A proposta é que, durante um ou dois semestres, estes jovens brasileiros possam viver com uma família, freqüentar a escola local, fazer novos amigos e aprender o idioma. Na escola cursam o nível correspondente ao que freqüentavam no Brasil e na volta para casa podem aproveitar os créditos e não perdem o ano.

continua após a publicidade

Para programas com início em agosto, o prazo para inscrições termina em abril. As passagens aéreas não estão incluídas nesses preços. Para mais informações, basta ligar (11) 3285-6691 ou acessar o site www.connectionline.com.br.