Foz do Iguaçu continua entre as mais
visitadas, ocupando o sexto lugar.

Cada vez mais, cidades brasileiras – em destaque as nordestinas – passam a ter maior participação na “divisão do bolo” de turistas estrangeiros que visitam o Brasil. A conclusão é tirada a partir de dados da “Demanda Turística Internacional 2003”, estudo da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em fase de finalização que será divulgado este mês. No ano passado, houve um reposicionamento no ranking de cidades mais visitadas: das cinco primeiras colocadas, três são do Nordeste. Chama a atenção Fortaleza (CE), que ganhou três posições em relação a 2002, ocupando agora o quarto lugar na preferência do visitante internacional, com 8,5% – um aumento de 1,3 ponto percentual. Registrando crescimento para 15,8% – em 2002, eram 12,8% -, Salvador (BA) mantém a terceira posição, atrás de Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), históricas primeiras colocadas no ranking. Recife (PE) está em quinto lugar, com 7,5%.

Para o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, “os números apontam para a consolidação do portão Nordeste”. Dados de desembarque internacional em 2003, recentemente divulgados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), também confirmam essa conclusão. Três estados nordestinos obtiveram os maiores aumentos percentuais no volume de passageiros em relação a 2002, considerando vôos regulares e charters. A Bahia lidera, com 159.292 desembarques, um crescimento de 194,7%. Rio Grande do Norte vem em segundo lugar, com 47.229 chegadas e incremento de 103,2%. Em seguida vem o Ceará, que recebeu 79.046 passageiros internacionais, com 58,3%. É importante ressaltar que esses desembarques não representam, em sua totalidade, visitantes internacionais, uma vez que não discriminam quem é estrangeiro e quem é brasileiro em retorno ao País.

Natal (RN) ocupa a 11.ª posição no ranking, com 4,3%, de acordo com a Demanda 2003. Mesmo tendo perdido duas posições, em relação a 2002, registrou um aumento percentual de 0,5. O que demonstra uma maior participação das cidades na distribuição de turistas estrangeiros. Neste ano, Belo Horizonte (MG) ocupa a décima colocação (5,1%), impulsionada pelo turismo de negócios e eventos.

Perfil

O estudo revela que 97,2% dos turistas estrangeiros entrevistados em visita ao Brasil em 2003 têm a intenção de retornar ao País. Já 67,1% deles visitaram o Brasil, pelo menos, pela segunda vez. Como fator de decisão da visita, a informação de amigos mantém-se em primeiro lugar, com 61,9%, seguida da internet, com 13,4%, apresentando um crescimento de 0,6% em relação a 2002.

continua após a publicidade

continua após a publicidade