Área de densa mata atlântica circunda a Cachoeira do Piraí, no Parque Rolf Colin. |
Bem longe dos batuques do Carnaval, uma das mais belas e desenvolvidas cidades de Santa Catarina oferece uma opção diferenciada de lazer, seja para esses dias de festa por todo o Brasil, seja para um fim de semana descompromissado. Conhecida pelos negócios e eventos, Joinville também pode ser caracterizada por ser um paraíso rural, cheio de belas paisagens e elementos que relembram seus povos colonizadores. A região que abrange Piraí, Dona Francisca, Quiriri e Estrada Bonita é o cenário para diversos roteiros de turismo ecorrural.
O ponto central do passeio é a antiga e vistosa Casa Krüger, portal de informações localizada na centenária Estrada Dona Francisca (SC-301). Em toda a região, o turista vai encontrar pequenas e bem cuidadas propriedades e pode adquirir produtos feitos de maneira artesanal.
Além de apresentar um roteiro cheio de agradáveis recantos de lazer, parques aquáticos, lagos para pescaria (pesque-pague), trilhas, rios e cachoeiras que celebram a integração entre o homem e a natureza, o local ainda tem alguns exemplares de arquitetura histórica e hábitos e costumes dos povos colonizadores da região. As visitas devem ser agendadas pelo site www.promotur.com.br.
Um pouco dos atrativos
Casa Krüger é o portal do turismo rural em Joinville. Localizada próximo ao trevo de acesso à Serra Dona Francisca, a Casa Krüger abriga o Posto de Informações Turísticas da região, onde o visitante pode obter dados sobre os roteiros de turismo eco-rrural. Telefone: (47) 3427-5623.
A Casa Krüger é a porta de entrada do turismo rural em Joinville. |
A uma distância de vinte quilômetros do pórtico de entrada da cidade, um caminho sinuoso leva o visitante a uma região de rara beleza e encantos naturais. O lugar, quase inalterado, lembra uma antiga colônia do século passado. São pequenas e bem cuidadas propriedades, onde os moradores comercializam produtos coloniais e caseiros (geléias, biscoitos, melado, queijos, pães, etc.) e os visitantes podem também pescar. Oferece hospedagens alternativas, restaurantes, recantos, café colonial, alambique artesanal, artesanatos, passeio de trator e um local para realização de festas e eventos. O acesso é pela BR-101.
Distante dez quilômetros do centro de Joinville, em meio a exuberância de seus recantos, o turismo rural da Estrada Bonita do Piraí inclui a comercialização de produtos coloniais e caseiros produzidos pelos proprietários que residem na região e o chamado Café Rural. Entre as delícias caseiras oferecidas estão pães, bolachas, geléias, queijos e bolos. O roteiro inclui parques aquáticos, rios e cachoeiras. O acesso principal é pelo viaduto da principal entrada da cidade, na Rua XV de Novembro.
Outro lugar que deve ser incluído em um roteiro pela área rural de Joinville é o Vale do Quiriri, situado a dezesseis quilômetros do centro. Lá há imponentes cachoeiras acessadas por uma trilha em meio à mata atlântica, onde as bromélias, orquídeas e pássaros recebem os visitantes. Além de recantos de lazer, o local tem lagos para pesque-pague, venda de produtos coloniais, restaurante e um hotel-fazenda.