Fotos: Promotur
Estrada leva a vários recantos naturais com rios e cachoeiras, em meio a uma vasta vegetação.

A maior cidade de Santa Catarina, palco de grandes eventos culturais e negócios, exibe na área rural sua face mais pitoresca. A apenas vinte quilômetros do portal da cidade, um caminho sinuoso conduz o visitante de Joinville a uma região cheia de encantos naturais. É a Estrada Bonita, no distrito de Pirabeiraba, próximo à histórica Serra Dona Francisca. O nome já sugere o que o turista vai ver pela frente: um lugar privilegiado pela natureza e ainda quase inalterado pela ação do homem.

continua após a publicidade

Os roteiros de turismo rural abrangem também as belas regiões do Piraí e Vale do Quiriri. Em meio a muito verde, cachoeiras, rios e flores, estão pequenas e bem cuidadas propriedades rurais, onde os moradores comercializam produtos coloniais e caseiros. O conjunto remete a uma colônia do século passado.

Pórtico enfeitado simboliza o início da área rural e também da face mais pitoresca de Joinville.

Basta avistar algumas delas para ter a impressão também de se estar em um cantinho da Europa. É que, assim como a urbana, a população rural é formada por descendentes de italianos, suíços, noruegueses, poloneses e, principalmente, alemães. E é neste pedaço do município que se evidenciam algumas das principais características do interior europeu.

Além do belo cenário natural, um roteiro pelas propriedades rurais leva também às delícias fabricadas pelos moradores, que inclui geléias, biscoitos, melado, queijos, embutidos e pães, que podem ser adquiridos pelos turistas.

continua após a publicidade

Além disso, a região oferece também opções de hospedagens alternativas, restaurantes, café colonial, artesanato e até um local para realização de eventos. Parques aquáticos, lagos para pesca e trilhas completam a oferta de lazer da região, que fica a apenas 135 quilômetros de Curitiba.