Segurança, qualidade de vida, baixíssimo índice de analfabetismo, belas praias -ao todo são 650 quilômetros de costa -, monumentos históricos, cassinos. Tudo isso já faz do vizinho Uruguai um grande destino turístico. Para os brasileiros, especialmente, ainda há a vantagem da proximidade. E eles aproveitam isso e adoram, tanto que, no verão, o país fica repleto de “brazucas” atraídos principalmente pelo badalado balneário de Punta del Este, distante 130 quilômetros da capital Montevidéu.
Porém, se engana quem pensa que o Uruguai é somente as belas praias de Punta e que os cassinos são a única diversão. Ações do governo uruguaio pretendem desfazer esse equívoco, investindo em uma maior divulgação. Eles querem mostrar, por exemplo, que o país é pequeno, sim, em tamanho – são apenas 176,2 mil quilômetros quadrados (vale lembrar que só o Paraná tem 199,5 mil quilômetros quadrados) – mas é grande em diversidade de atrativos.
Unindo turismo e agropecuária, os dois principais pilares da sua economia, o Uruguai tem como um dos seus fortes atrativos as atividades de turismo rural. Diversos são os ranchos e fazendas leiteiras abertas para essa modalidade turística. Muitos deles estão situados em Paysandú e Colonia e oferecem hospedagem com boa infra-estrutura. Já outras são voltadas para quem quer apenas um dia no campo.
No quesito turismo urbano, os atrativos são muitos, que vão desde charmosos centros históricos e dezenas de museus, comércio variado em shoppings e mercados, spas em hotéis de categoria superior, seis estâncias termais concentradas principalmente no extremo oeste do país, vida noturna que conta com bons restaurantes, bares e boates nas maiores cidades e, claro, os cassinos.
O bom é que tudo isso pode ser curtido com tranqüilidade de estar em um país seguro. A violência não é algo comum nas ruas, mesmo na capital Montevidéu. E esse diferencial é explorado pelo governo para atrair mais visitantes ao país.
Outra característica – esta até curiosa – é o pequeno número de pessoas perambulando pelas ruas das cidades turísticas, com exceção de Montevidéu, que concentra 1,45 milhão do total de 3,15 milhões de habitantes do país. Esse fato pode ser explicado pelo baixo índice de natalidade, o menor da América Latina.
País está de olho nos brasileiros
Curitiba e Porto Alegre já contam com vôos diretos da companhia uruguaia Uair para Montevidéu. Florianópolis e São Paulo são as próximas capitais brasileiras incluídas nos planos da companhia. Mas esta é apenas uma das ações que mostram que o Uruguai está mesmo de olho nos brasileiros. Além do Brasil, as atenções dos uruguaios também estão voltadas para a Argentina e para o Chile, importantes emissores de turistas.
O ministro do Turismo, Juan Pedro Bordaberry, considera importante que algumas ações sejam desenvolvidas em conjunto com o Sul do Brasil e também com a Argentina, para se vender todos esses destinos como um circuito integrado, atraindo um número maior de turistas para os três países. “Queremos fazer o destino ser a região. Já há um entendimento com o governador (Germano) Rigotto (Rio Grande do Sul) nesse sentido e alguns pacotes integrados já estão sendo oferecidos”, informa Bordaberry.
Além da abertura do mercado turístico para parcerias na tentativa de angariar um maior número de visitantes, o governo uruguaio formatou novos produtos, que vão além das belas praias de Punta del Este e dos famosos cassinos. Hoje o Uruguai trabalha com quatro principais vertentes: turismo termal (há um total de seis termas, concentradas no extremo oeste do país), o ecoturismo e o agroturismo (meios de aproveitar de forma diferente seus atrativos naturais e seu potencial para as atividades rurais), turismo histórico-cultural e turismo de eventos e convenções (um chamariz é o fato de Montevidéu ser a capital administrativa do Mercosul). Esses produtos já estão sendo divulgados nas feiras internacionais de turismo.
Resultados
Parece que o resultado dessas ações já está aparecendo. O país recebeu, no ano passado, 1,5 milhão de turistas, 15% a mais do que no ano anterior, e a projeção para este ano é registrar pelo menos 1,8 milhão de visitantes. Para o ministro, o aumento gradativo se deve também à melhoria da qualidade da hotelaria do Uruguai, principalmente com a construção de unidades como o Conrad, em Punta del Este, e o Radisson, em Montevidéu, ambos hotéis categoria cinco estrelas. (DS)