“Não temos nem idéia de quantos eventos Curitiba perde anualmente por falta de uma estrutura para recebê-los.” A afirmação é de Miguel Krigsner, presidente do Grupo K & G, controlador do Shopping Estação, justificando a necessidade de um espaço adequado para eventos ao lançar oficialmente esta semana o Estação Convention Center, novo centro de convenções e eventos que está sendo construído junto ao Shopping Estação, na área central de Curitiba.
Somando um total de 25 mil metros quadrados, o novo espaço, que representa um investimento de R$ 50 milhões, foi projetado para suprir a carência da capital paranaense na realização de eventos de características e portes diferentes em um mesmo local.
Com o empreendimento, que será inaugurado em março de 2004, a expectativa é alavancar o turismo de negócios, reforçando o título de Curitiba como melhor capital para se realizar negócios, divulgado por três anos consecutivos pela revista Exame.
A estimativa para o primeiro ano de funcionamento é a de que o novo espaço abrigue pelo menos um grande evento (participação de duas mil pessoas) por mês, além de eventos sociais. O trabalho de divulgação já está sendo feito em todo o País em conjunto com o Curitiba Convention & Visitors Bureau na mídia e também em feiras específicas do setor.
Funcionalidade
A proposta é que o novo empreendimento seja o mais moderno, completo e inteligente da América do Sul. Com estrutura flexível, que permite abrigar diversos eventos concomitantemente, o centro de convenções terá ainda alguns diferenciais como heliponto com sala vip de apoio e infra-estrutura que vai além de feiras, congressos e seminários.
O local será equipado também para receber grandes recepções sociais como formaturas, casamentos e shows. “Queremos que este seja um espaço para receber eventos de fora mas também para o curitibano aproveitar”, comentou Miguel Krigsner.
O centro terá capacidade para abrigar até cinco mil pessoas sentadas, em eventos simultâneos. O prédio terá três andares, sendo que os dois primeiros serão compostos por salas de eventos e espaços para feiras. O primeiro andar abrigará ainda o Teatro Regina Vogue, com capacidade para 330 pessoas. O terceiro, o maior de todos, com capacidade para até 2,7 mil pessoas, terá como diferencial uma área livre climatizada de três mil metros quadrados para acomodar feiras ou exposições e um saguão onde estarão situados camarins, sala de apoio, sala vip, sala de imprensa e um depósito de quinhentos metros quadrados. O centro vai oferecer serviços de cozinha para coffee breaks, coquetéis e jantares com capacidade de preparar até dez mil refeições diárias.
Um estacionamento de 1,8 mil vagas cobertas com entradas exclusivas ao centro de convenções e acesso livre ao Shopping Estação e suas 214 lojas, área de alimentação, bancos, farmácias, teatros e cinemas também são citados como diferenciais.
Região estratégica
Junto ao complexo do Shopping Estação, o Estação Convention está inserido em uma região servida por trinta hotéis de categorias três a cinco estrelas, que somam juntos cerca de três mil leitos. Além de estar em um raio de três quilômetros dessa rede hoteleira, o centro fica a quinze quilômetros de distância do Aeroporto Internacional Afonso Pena, oitocentos metros da Rodoferroviária e é servido por diversas linhas de ônibus que passam principalmente na Avenida Sete de Setembro e Rua João Negrão.
A localização também foi fator importante na elaboração do projeto arquitetônico. De acordo com o arquiteto Doria Lopes Fiúza, a intenção era fazer uma arquitetura inovadora, sem perder o aspecto visual atual do Shopping. “Optamos pela linha neoclássica para criar uma arquitetura que fosse referencial e, apesar de manter algumas características da antiga estação ferroviária, enquadrar na nova realidade”, explicou.
O Estação Convention vai contribuir com a revitalização do bairro Rebouças, um dos projetos da Prefeitura de Curitiba, que visa transformar a região em uma área de entretenimento e eventos. O próprio Shopping Estação passará por melhorias, com aumento de 128 para 214 lojas e a mudança de conceito. A intenção é a de que o local passe a ser visto como um centro de compras completo e atraia um público diferenciado que ainda não tem por hábito freqüentar o local.
Salão abrirá novo espaço
A décima edição do Salão Profissional de Turismo do Paraná, que acontecerá em abril do ano que vem, será um dos primeiros eventos a serem realizados no Estação Convention Center. A informação é do vice-presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem – Seção Paraná (Abav-PR), Geraldo Rocha, que aposta no sucesso do novo espaço. “Curitiba está precisando de um centro de convenções como este há muitos anos, para alavancar o mercado turístico de eventos”, comentou.
Para ele, a cidade por si só já é um atrativo e um centro adequado para eventos só vai somar as qualidades já conhecidas. “Este centro já nasce com uma posição diferenciada de outros existentes em outras praças: terá um grande estacionamento coberto, estará instalado junto a um shopping e situado no centro da cidade, a apenas três minutos da rodoviária e quinze do aeroporto”, observou Geraldo.
Para Hercílio Struck, presidente da Abih-PR, o novo centro de convenções tem um projeto excelente e é a “grande esperança da hotelaria”, pois, a partir de sua inauguração, será muito mais fácil para os hoteleiros venderem a imagem do seu produto.
Hercílio comentou que a hotelaria de Curitiba está passando por um momento de saturação. São 81 hotéis e 26 flats, além de dez outros empreendimentos que deverão ser inaugurados no prazo de dois anos. “Nós teríamos que ficar uns cinco anos sem construir hotéis para o mercado absorver a demanda existente”, disse.
O presidente da Abih acredita que o centro vai contribuir para incrementar o número de turistas na cidade e, com isso, melhorar a situação da hotelaria. “A oferta está muito grande, os preços estão muito baixos e as despesas estão sempre aumentando”, citou. Segundo Hercílio, há cerca de quatro anos, os hotéis não reajustam suas tarifas básicas.