O Amazonas é o maior Estado do Brasil. Possui aproximadamente 1,5 milhão de Km², ocupando mais de 18% do território nacional, possui 62 municípios, onde tem ao mesmo tempo as terras mais altas, como o pico da Neblina, e o pico 31 de Março, e a maior extensão de terras baixas (menos de 100 metros) do Brasil.
O Amazonas é banhado pela bacia hidrográfica amazônica, que responde por aproximadamente 20% da água doce do planeta. Os principais rios são: Negro (que banha a cidade de Manaus), Amazonas, Solimões, Madeira, Juruá, Purus, Içá, Uaupés e Japurá. No Brasil, país caracteristicamente tropical, o Amazonas é dominado pelo clima equatorial, predominante na Amazônia, tendo uma temperatura média de 26ºC.
Ele também é o estado mais preservado do país, com 98% de sua cobertura florestal original, somente suas áreas protegidas por leis federais e estaduais, como parques e reservas florestais, ocupam um território equivalente a vinte vezes o tamanho do Líbano e o dobro de Portugal. Aliados a esse universo verde estão os rios, lagos e igarapés, componentes indispensáveis para marcar o contato inesquecível com a maravilhosa natureza amazônica.
O turismo de natureza é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas.
O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação. Por seu contato direto com a natureza, o Estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.