A mistura de povos – índios, negros, italianos e alemães, entre outros – deu origem ao capixaba, como são chamados os que nascem no Espírito Santo. O estado é um dos principais responsáveis pela interligação do País ao mercado internacional, através de seu complexo portuário, considerado um dos mais eficientes da América Latina. Formado por sete portos, é responsável pelo escoamento de produtos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia e Maranhão.
Um dos estados que mais se desenvolveram economicamente nas duas últimas décadas, o Espírito Santo tem uma estrutura industrial bastante diversificada. Entre as empresas de expressiva participação na indústria nacional, destacam-se a Vale do Rio Doce, a Companhia Siderúrgica de Tubarão, a Aracruz Celulose, a Samarco Mineração, a Chocolates Garoto, a Xerox do Brasil e a Braspérola. O estado é também um dos maiores produtores de café do País e o maior produtor e exportador brasileiro de mamão papaia.
Estendendo-se como uma faixa estreita e comprida entre o mar e a montanha, o Espírito Santo tem um grande potencial turístico e conta com a Rota do Sol e da Moqueca e a Rota do Mar e das Montanhas, dois roteiros turísticos criados para o visitante conhecer melhor a terra capixaba.
Rota do Sol
A Rota do Sol e da Moqueca, que é composta pelo municípios da Serra, Vitória, Vila Velha e Guarapari, conta com praias para todos os gostos, construções antigas e marcos históricos da colonização. Vitória é uma ilha e a segunda cidade mais antiga do Estado. A primeira é Vila Velha, fundada em 1534 pelo donatário português Vasco Fernandes Coutinho. A hostilidade dos índios goitacases obrigou os colonizadores a se mudarem de Vila Velha para a ilha em frente. Na disputa com os índios pela posse da terra, os portugueses triunfaram e deram ao novo povoado o nome de Vitória. As duas cidades prosperaram e hoje vivem harmoniosamente, separadas por uma ponte de 4,8 quilômetros.
O município da Serra é o ponto de partida para o turista que for conhecer a Rota do Sol e da Moqueca. Está situado ao norte de Vitória e distante 28 quilômetros da capital do Espírito Santo. O município oferece um litoral com vários balneários paradisíacos. Manguinhos, Jacaraípe, Nova Almeida e Carapebus são alguns deles. A terra do congo, embala os turistas no ritmo que os escravos trouxeram para o estado.
É na cidade de Guarapari que a Rota do Sol e da Moqueca chega ao fim. Maior pólo turístico do estado, a cidade ganhou fama internacional entre as décadas de 30 e 40, com a descoberta dos efeitos medicinais de suas areias monazíticas. Com propriedades radioativas, suas areias produzem resultados eficientes em casos de reumatismo, gota e artrite, além da lama ser utilizada no rejuvenescimento da pele.
E depois de curtir o litoral capixaba, com quarenta minutos o turista já está curtindo o frio e o romantismo das montanhas capixabas. É na Rota do Mar e das Montanhas, Vitória, Santa Teresa, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, que o turista encontrará a cultura, a arquitetura e a saborosa comida italiana e alemã, além de se esquentar com os vinhos da região.