Com uma série de atividades e eventos culturais, a Espanha quer atrair um número ainda maior de turistas brasileiros este ano. Paralelamente, pretende também apresentar ao mercado brasileiro os diferenciais do país para a realização de eventos corporativos treinamentos, convenções e reuniões. Em termos de eventos culturais, a agenda está repleta e vale a pena conferir antes de programar a viagem. Nos primeiros meses do ano, várias exposições acontecem nos grandes museus de Madri, Valência, Bilbao e Barcelona, com a obra de artistas como Miro, Picasso e Tapiès.
Nos meses de verão, os destaques são o festival de teatro clássico de Mérida, famosa por suas ruínas romanas; o festival de música de Granada e a macromostra de fotografia que envolve Madri no 10.º aniversário de PhotoEspaña. Outros eventos bastante interessantes são o Festival de Cinema de Sitges (próximo a Barcelona), San Fermines de Pamplona (7 de julho) e o Festival do Cavalo em Jerez.
Para o segmento corporativo, a Espanha oferece uma perfeita combinação de trabalho e lazer. De um lado, o país está preparado para realizar eventos de qualquer porte, com infra-estrutura adequada e novidades como a ampliação de centros de exposições (Fira de Barcelona e Ifema de Madri) e inauguração de outros – La Rioja, Navarra, Málaga e Girona.
No começo deste ano, representantes de dez empresas de incentivo estiveram na Espanha, a convite do órgão oficial de turismo, para conhecer a estrutura para eventos e os roteiros que podem ser oferecidos em paralelo. Em Bilbao, viram os destaques como a gastronomia e o surfe, em Mallorca, o charme dos esportes náuticos e turismo de luxo, e, em Valência, puderam perceber entre os destaques o fato de ser sede da Copa América e os preparativos das festas Fallas, festa tradicional realizada sempre no mês de março. ?É fundamental mostrar para as empresas brasileiras que na Espanha é possível realizar encontros e reuniões em lugares como o Casino de Madri, o Museu Thyssen Bornemisza ou ainda em um dos impressionantes castelos?, disse Teresa Ortíz, do escritório do Turismo da Espanha no Brasil. Para ela, as empresas ficam fascinadas quando descobrem que podem incluir atividades como dirigir um carro de Fórmula 1 no circuito de Valência, promover miniolimpíadas no Estádio Olímpico de Barcelona ou até mesmo organizar um cruzeiro por cidades históricas em uma embarcação de época. ?As empresas podem nos consultar se quiserem dicas para eventos na Espanha?, disse Teresa. Mais informações podem ser obtidas no site www.spain.info ou (11) 3675-2000.