As escaladas de paredões rochosos começam a despertar o interesse de um novo tipo de turismo para Cuba. A melhor região do país para praticar as escaladas é a Província de Pinar del Río, no oeste, principalmente no Parque Nacional Valle de Viñales, em rotas já descobertas por ingleses, franceses, holandeses, italianos, alemães, dinamarqueses, norte-americanos, espanhóis e australianos.
Outras regiões com potencial para o esporte são Habana-Matanzas e as Escaleras de Jaruco, no município de Tapaste na Província de Havana, bem como, no centro de Cuba, no maciço montanhoso do Escambray, embora com acesso mais difícil. Na região leste, na Província de Camagüey, a Serra de Cubitas e, na parte mais oriental, o maciço montanhoso da costa sul desde Santiago de Cuba até Baracoa. E até mesmo em algumas ilhotas como Cayo Coco e na Ilha da Juventude, também existem lugares para tentar uma aventura desse tipo.
Para combinar uma viagem de férias com escaladas em Cuba é recomendável contatar um agente de viagens no Brasil para a viagem e hospedagem e, para o esporte, se apoiar nos programas da Sociedade Espeleológica de Cuba. Recomenda-se ainda sempre viajar com seu próprio material esportivo.
A Sociedade Espeleológica de Cuba é formada por jovens cubanos, estudantes ou trabalhadores que amam os rochedos, a precisão em cada movimento, a tensão de chegar até uma altura determinada e o prazer final de dominar a altura, alguns deles formados como guias instrutores de escalada em rochedos, no Exum Mountain Guides, em Jackson, Estado de Wyoming.
A melhor época do ano para escalar é nos meses de outubro a abril, quando há menos calor. Em Cuba a umidade relativa é alta, por isso, sentem-se mais os efeitos do sol, embora quem esteja acostumado a essas latitudes possa fazer sua aventura em qualquer época do ano. Os interessados em obter mais informações sobre o esporte podem procurar a Sociedade Espeleológica de Cuba, no telefone (53-7) 202-50-25. Muitas são as operadoras que vendem pacotes para o país, dentre elas, ADV, Agaxtur, Bluepoint, CVC, Flot, Galasio e New Age. Consulte seu agente de viagens.