Equador investe em promoção turística

Jorge Anhalzer
/Arquivo Criollo
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Parque Nacional Machalilla faz parte do roteiro turístico da costa equatoriana.

O Equador está desenvolvendo 56 ações de marketing em países estratégicos para alavancar o turismo local. O Brasil é um dos mercados-alvos, por isso, vai ganhar um escritório de turismo, que será instalado no Rio de Janeiro, ainda no primeiro semestre do ano que vem. As ações são de responsabilidade do Fundo Misto de Promoção Turística, formado por representantes do governo equatoriano e da iniciativa privada.

Os escritórios de turismo regionais fazem parte da segunda fase deste que é o plano mais ousado do governo do Equador para aquecer o setor. Somente este ano, estão sendo investidos US$ 8,5 milhões em promoção turística, por meio de feiras, meios de comunicação, viagens de familiarização (famturs), eventos e programas educativos.

O primeiro passo já foi dado: a formatação dos atrativos turísticos como produtos a serem comercializados pelas operadoras. Hoje, o Equador recebe aproximadamente 1,28 milhão de visitantes e a meta da campanha é duplicar esse número até 2006. Os brasileiros representam cerca de quatorze mil pessoas. A maior parte (41,7%) dos turistas que visitam o país são oriundos do Peru e Colômbia, 23,1% dos Estados Unidos, 17,5% da Europa e o restante de outros países da América do Sul.

Ilse Tugendhat, uma das coordenadoras da campanha de marketing, comenta que os brasileiros têm ainda pouco conhecimento sobre os atrativos turísticos do Equador, ficando restritos praticamente ao Arquipélago de Galápagos. "É um pena porque o Equador é um país pluricultural, que mantém sua autenticidade, e que tem também aventura, esportes radicais, rafting, observação de aves e muito mais", cita. A autenticidade cultural e a natureza são os dois pontos principais que o Equador pretende trabalhar para alavancar o turismo no país. "Tanto que a marca da nossa campanha é ?La vida en estado puro’. Queremos mostrar que o nosso país tem pureza natural das praias virgens e tem também a pureza da cultura autêntica", comenta Ilse.

Atrativos

Cristóbal Corral/Arquivo Criollo
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A arquitetura é um dos destaques de Cuenca, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Como produto turístico, o Equador está dividido em quatro temas: costa, Andes, Amazônia e Galápagos. A costa abrange os parques nacionais, como o Machalilla; as praias verdes (de vegetação abundante), os mergulhos na Isla de la Plata e observação de aves na Isla Santa Clara. Ainda neste item destaca-se a costa verde, com fazendas para turismo rural.

Os Andes se destacam com seus inúmeros vulcões ativos, dentre eles o Chimborazo, o mais alto do país; as montanhas; o turismo de aventura (hiking, ciclismo, etc.) e a riqueza cultural da capital Quito e de Cuenca, patrimônios culturais da humanidade.

Na região da Amazônia, o país pretende mostrar sua exuberante vegetação de bosque úmido tropical que esconde vários vulcões, como o Sangay e o Altar; uma das maiores diversidades de animais e plantas por quilômetro quadrado do mundo e o Parque Nacional Sumaco que, junto ao Yasuní e às Ilhas Galápagos, foi declarado pela Unesco Reserva da Biosfera.

As Ilhas Galápagos são os atrativos mais conhecidos por turistas. De origem vulcânica, o arquipélago é como um laboratório de espécies que não existem em nenhum outro lugar do mundo, por isso, tanto as ilhas quanto sua reserva marinha foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade. Lá vivem, por exemplo, pingüins, albatrozes e pelicanos. Nas praias, seus lobos e leões marinhos, as gaivotas e pingüins não se escondem na presença dos banhistas.

Misticismo

O misticismo também tem espaço na campanha, já que o Equador é atravessado por uma linha imaginária, que separa o Hemisfério Norte do Sul (latitude zero). Um grande monumento em Quito lembra essa condição do país e atrai a curiosidade de milhares de turistas.

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