Encantos na capital paraibana, João Pessoa

Para quem quer fugir do clima de metrópole das grandes capitais nordestinas mas, ao mesmo tempo, quer curtir paraísos naturais com as características peculiares daquela região e ainda contar com infraestrutura turística, uma alternativa é João Pessoa. Terceira cidade mais antiga do País – fundada em 1585 – a capital paraibana é uma das mais tranquilas do Nordeste e também reconhecida como uma das mais arborizadas do mundo.

A cidade está cheia de árvores frutíferas, gramados e jardins. No centro, se encontra a Lagoa do Parque Solon de Lucena, como um eixo de onde partem as principais avenidas. O mais conhecido cartão-postal é cercado de palmeiras imperiais e de árvores frondosas.

Três “bolsões verdes” garantem uma ótima qualidade do ar à cidade: a Mata do Buraquinho, onde se localiza o Jardim Botânico, é a maior reserva de mata atlântica em área urbana do País. São 515 hectares área verde, onde é possível fazer várias trilhas e estão o Mata do Amém e o Parque Zoológico Arruda Câmara, mais conhecido como Bica.

Encontro com o mar

Sec.Exec.Turismo de João Pessoa
História é circundada pela natureza no bairro da Cidade Baixa, um dos mais turísticos da capital.

A cidade, que nasceu às margens do Rio Sanhauá, cresceu em direção ao mar. As belas praias também são uma marca de João Pessoa. Dona de um litoral privilegiado, a cidade tem cerca de 30 quilômetros de praias, com uma balneabilidade invejável, mar tranquilo e muitas quase intocadas.

Fica na Ponta do Seixas o Ponto Extremo Oriental das Américas, um dos marcos geográficos mais importantes do Brasil e do mundo, lugar onde sol nasce primeiro no continente americano. Durante todo o ano, a temperatura, em torno de 28 graus, é um convite ao lazer e ao descanso nas águas sempre azuis de praias, como Tambaú, Manaíra, Bessa, Cabo Branco e toda a Costa do Sol.

Além das belezas naturais existentes na capital, a região metropolitana também concentra pontos de visitação. A 18 quilômetros de João Pessoa, na cidade portuária de Cabedelo, fica a Fortaleza de Santa Catarina, monumento histórico de grande valor e um marco da resistência paraibana contra as invasões dos franceses e holandeses nos tempos coloniais. Seus canhões apontados para o mar são sentinelas de um passado glorioso que o presente ajuda a preservar.

Pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel

Sec.Exec.Turismo de João Pessoa
A Capela da Ordem Terceira do Carmo representa a força da religiosidade.

Também em Cabedelo, está a praia fluvial do Jacaré. O local é cenário de um espetáculo que já se tornou famoso na Paraíba: um pôr-do-sol sem igual, que tem como fundo musical o Bolero de Ravel, executado por músicos em saxofone e violino. Claro que é um programa bem turístico, mas que todo mundo quer conhecer e, muitos, repetir. As pequenas ilhas de Stuart, Restinga, Tiriri e Andorinhas completam o cenário exótico que inclui vastos mangues, livres de depredação humana e com uma variada fauna.

A Praia de Tambaba é conhecida internacionalmente como um dos santuários do naturismo. Situada no município do Conde, distante 35 quilômetros de João Pessoa, Tambaba é um paraíso ecológico, rústico e de grande beleza com seus labirintos formados por fal&eacut,e;sias multicoloridas. O acesso a Tambaba é simples. A rodovia estadual PB-008 liga a capital à praia em apenas 30 minutos. Outro ponto de interesse histórico é a várzea do Rio Paraíba nas cidades de Santa Rita, Bayeux e João Pessoa. Várias capelas antigas e ruínas de fortes coloniais podem ser encontradas em meio a uma paisagem de muito verde. Um passeio pela foz do Sanhauá remete a tempos bem distantes, com seus casarios e os campanários das dezenas de igrejas. Agências de turismo oferecem essa programação em seus pacotes.

Barroco

Cácio Murilo
O sol nasce primeiro na Ponta do Seixas, o Ponto Extremo Oriental das Américas.

João Pessoa possui um vasto acervo arquitetônico formado, principalmente, de construções barrocas. A presença das ordens religiosas e o rápido enriquecimento dos barões do açúcar e do algodão deram à cidade monumentos que ainda hoje impressionam pelo vigor e pela beleza de suas construções. A religiosidade dos seus colonizadores brindou a capital paraibana com o conjunto de São Francisco, Mosteiro de São Bento, a Igreja da Guia e a Capela da Ordem Terceira do Carmo. O conjunto arquitetônico de São Francisco, formado pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, situados na parte alta da cidade foi concluído em 1770 e é o maior destaque da nossa história. A obra causa impacto pela sua grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais, influência da colonização portuguesa na China.

A beleza do conjunto barroco atrai visitantes de várias partes do mundo pela delicadeza dos azulejos que formam os painéis frontais que retratam a paixão de Cristo. Totalmente recuperado, o conjunto de São Francisco foi transformado em centro cultural, um espaço aberto a oficinas e exposições, além do seu acervo barroco.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo