A rica e diversa natureza do Mato Grosso é o ponto principal de um roteiro que permite ao turista conhecer os três ecossistemas existentes no estado em uma só visita. É o Pantanal-Amazônia.
O turista pode começar pela maior planície inundável do planeta, que também é Patrimônio Natural da Humanidade; depois visitar o cerrado, onde se encontram as nascentes dos rios formadores das Bacias do Prata e Amazônica e cenário de inúmeras cachoeiras, canyons, chapadas e uma rica flora. A rota termina na região amazônica, caracterizada por sua flora composta de imensas árvores, rios virgens e renomada biodiversidade.
Outro roteiro de natureza pura é o Xingu. Nas proximidades do Parque Nacional, os visitantes podem ter um contato direto com a natureza e com os povos da região. No entanto, é na Travessia do Pantanal que se pode aventurar pelo Rio Paraguai. Em uma visita às fazendas históricas de Cáceres.
O Mato Grosso também é rico em águas termais. Há balneários como Juscimeira e Barra do Garças. E, para os mais místicos, a grande pedida é visitar a Chapada dos Guimarães e a Serra do Roncador, considerados um dos chacras do planeta. São cenários com cachoeiras, sítios arqueológicos e cavernas.
