No ano passado, a Embaixada Americana no Brasil registrou um aumento de 40% no número de pedidos de visto em comparação a 2005. No período, as emissões de visto para brasileiros também cresceram – 55% contra o aumento de 8% no mundo. Foram emitidos 12% mais vistos de negócios e turismo, 14% mais vistos para estudantes e participantes de intercâmbio.
A embaixada informa que o tempo de processamento após a entrevista foi de um a cinco dias para 97% dos pedidos. Nos casos em que houve necessidade de liberação complementar, o tempo médio que levou foi duas semanas. Nos últimos dois anos, o número de vistos emitidos no Brasil foi duplicado.
De acordo com a Embaixada Americana no Brasil, algumas metas já estão traçadas para os próximos dois anos, a fim de facilitar o acesso do legítimo viajante brasileiro em território norte-americano. Dentre elas estão a diminuição do tempo de espera por vistos em todo o Brasil com a criação de mais um distrito consular e os solicitantes poderão pedir vistos em qualquer uma das quatro seções consulares; o aumento da capacidade de processamento de vistos com a contratação de mais funcionários consulares; tornar o processo de obtenção de visto totalmente eletrônico; centralizar o sistema de gerenciamento do agendamento de entrevistas para obtenção de visto e a coleta remota de dados.