Até maio do ano que vem, serão investidos US$ 800 mil para atrair turistas dos países vizinhos. |
Com uma campanha publicitária desenvolvida exclusivamente para a América do Sul, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, trabalha na promoção, desde agosto, de Foz do Iguaçu como um dos principais destinos brasileiros. Desenvolvido em duas etapas – a primeira começou em agosto e vai até dezembro e a segunda será entre janeiro e maio de 2006 – o plano de mídia é inédito na história da promoção internacional do turismo brasileiro e tem como principal objetivo aumentar o nível de conhecimento e de desejo do destino Brasil nesses mercados, realizando uma gestão de imagem. E, com isso, incentivar o fluxo de turistas para o País.
O investimento total da campanha – de longo prazo -, para promoção dos produtos brasileiros (Nordeste, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Amazônia) na América do Sul (Argentina, Uruguai, Chile, Peru) é de US$ 800 mil. De setembro até fim deste mês, US$ 402 mil serão investidos exclusivamente na Argentina.
A campanha é norteada pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, programa que dá as bases para a promoção internacional do Brasil nos próximos anos, focando produtos e destinos turísticos dentro de cinco grandes segmentos: Sol e Praia, Ecoturismo, Esportes, Cultura e Negócios e Eventos. Eles foram definidos pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional para trabalho de promoção no exterior e serão utilizados de acordo com a prioridade de consumo de cada país. O estudo, resultado de pesquisas com mais de seis mil estrangeiros em 18 mercados, aponta que o patrimônio natural do Brasil e a alegria de seu povo são alguns dos principais atributos do País na visão do estrangeiro.
Criadas pela McCann Erickson, uma das agências que atendem o instituto, as peças apresentam os seguintes conceitos: Marca Brasil, imagem que representa o turismo brasileiro no exterior; alegria do povo brasileiro; e o ?Vire Fã? do Brasil. Esse último é baseado no alto índice de fidelidade do turista estrangeiro que vem ao Brasil (99% recomendam o destino a amigos e parentes e 86% têm intenção de voltar). ?Quem visita o Brasil vira fã. As peças mostram estrangeiros de verdade com o rosto pintado, numa alusão aos torcedores de futebol que estampam a cor de seus times no rosto?, explica o diretor de marketing do instituto, Edson Campos.