Vista do Porto, a segunda maior cidade do país, com a Ponte Dom Luís e Ribeira. |
A gastronomia regional portuguesa, que foi desconhecida da Europa e do mundo durante décadas, é hoje tida entre as melhores. Poucos sabem, mas há cem maneiras de cozinhar bacalhau em Portugal. O bacalhau é, sem dúvida, um dos ex-libris da cozinha portuguesa. Do Atlântico vêm bom pescado e excelentes mariscos. A sardinha do mar português é tida como a melhor do mundo. O caldo verde no norte e a sopa de cação no sul são indispensáveis na mesa portuguesa. São famosos também os assados no forno. Deliciosa, a doçaria conventual e os queijos portugueses ganharam fama, sobretudo, na União Européia e no Brasil.
O vinho do Porto é um dos símbolos de Portugal, mas o país tem ainda vinhos verdes, os vinhos da mesa do Vale do Douro e das regiões da Bairrada, do Dão, da Cova da Beira, da Estremadura, de Sintra e Bucelas, de Setúbal, do Alentejo e da Madeira, que estão entre os melhores que se produzem mundialmente. O Alto do Douro Vinhateiro é Patrimônio da Humanidade.
Um roteiro turístico oferecido pela operadora Paraná Travel, que vai de 8 a 16 de outubro, pretende mostrar um pouco das delícias de Portugal, com direito a degustação de pratos e dos famosos vinhos. O programa tem início em Lisboa, a bela capital, portão de entrada da Europa, principalmente para os sul-americanos. Debruçada sobre o Atlântico, essa cidade cosmopolita mostra sua antigüidade ao turista que passeia pelos seus mais famosos bairros, como Alfama, Mouraria, Madragoa, Castelo e Bairro Alto, como também nos museus, palácios e templos religiosos. O Convento da Madre de Deus guarda magníficos azulejos dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Já a Fundação Calouste Gulbenkian é um importante mostruário de arte do Oriente Islâmico, da Mesopotâmia, da Grécia antiga, do Extremo Oriente e ainda guarda arte decorativa ocidental, vista no mobiliário, tapeçarias, porcelanas, jóias e pedrarias antigas. À noite, é a aura do fado que toma conta da cidade. Nas ruas e vielas dos seus bairros típicos. Nas docas, à beira do Tejo, a noite é sempre festa.
Outra importante cidade portuguesa a ser visitada é Coimbra. Seu casario esconde lendas e fatos, o verde de seus parques e jardins convida a um passeio saudável e o Rio Mondego, calmo e silencioso, espelha a majestade secular da cidade. Núcleo irradiador da cultura portuguesa a partir da criação dos estudos gerais no século XIV, Coimbra tem hoje uma das mais prestigiadas universidades européias.
Cidade que deu nome a Portugal, Porto não poderia ficar de fora de qualquer circuito turístico. A segunda maior cidade do país é destaque pela arte e pelos artistas e tem um centro histórico declarado pela Unesco Patrimônio da Humanidade. Entre os atrativos, estão Casa da Música, uma arquitetura de vanguarda, e o Museu de Arte Contemporânea. Vale a pena ainda uma visita à Catedral e à Igreja de Ouro de São Francisco. O roteiro inclui ainda o Douro, com seu vale e montes cobertos de vinhedos, o verde suntuoso das oliveiras e os tons delicados das flores das amendoeiras.