As trilhas e os caminhos pelas praias de Bombinhas são verdadeiramente inesquecíveis. Os ventos de todos os lados e este ar e paisagem, que lembram muito os do Caribe, deixam o clima sem igual. Até a visão muda conforme o passar das fases do dia, desde o mar prateado nas primeiras horas da manhã, até o verde imponente que o colore no meio do dia. Para os ecológicos, as trilhas do Retiro dos Padres, do Morro do Macaco, da praia da Tainha e da Galheta são boas alternativas. São de fácil acesso, não precisa ser nenhum esportista experiente para cumpri-las. Elas reservam vistas da praia de Bombas, Bombinhas, Lagoinha, Sepultura, Retiro dos Padres, Quatro Ilhas, Canto Grande, Mariscal, Conceição e Zimbros, onde se criam ostras e mariscos.

continua após a publicidade

Para quem gosta de pesca esportiva a dica é ir para a Lagoinha, onde os adeptos disputam o trapiche. De lá também partem os barcos para mergulho. O destino, na maioria das vezes é a Reserva do Arvoredo, que fica cerca de meia hora de lancha. A reserva é composta pelas ilhas Galé, Calhau de São Pedro, Arvoredo e Deserta. Temperatura agradável, águas calmas e cristalinas, além da abundante fauna e flora marinha são os fatores que tornam a região impar para mergulho de iniciantes ou profissionais.

Nem os chegados em história e antropologia ficam sem opção em Bombinhas. A praia da Sepultura abriga um sítio arqueológico onde foram encontradas 12 sepulturas humanas com cerca de 2 mil anos. No local também foram encontradas várias inscrições rupestres, além de objetos indígenas fabricados com ossos de tubarões e golfinhos.

E pra galera do surf, Quatro Ilhas e Mariscal concentram a melhores ondas. As duas praias ficam na face da península mais aberta ao oceano. As combinações de vento dão condições ideais.

continua após a publicidade