Que tal visitar um planetário e ainda se divertir em meio à natureza? Em Brotas, cidade do interior de São Paulo conhecida por concentrar opções em esportes de aventura, dá para fazer isso.
Aproveitando as comemorações do Ano Internacional da Astronomia, determinado pela Unesco, o Centro de Estudo do Universo (CEU), em parceria com o Acampamento Peraltas, programou atividades especiais com o objetivo de desvendar a astronomia e a ciência em geral para estudantes de todas as idades.
O grande destaque este ano é o Cine Dome, primeiro planetário digital do País, com um domo de 360º e apresentações em HD, que foi inaugurado recentemente.
No CEU funciona um complexo com planetário, observatório, auditório para apresentações computadorizadas como geo-show sobre a origem do universo, formação do sistema solar e da terra e sítio paleontológico estilizado no formato de uma caverna subterrânea.
O Centro está lançando também o projeto “Cidadãos das Estrelas”, com foco no atendimento a instituições de ensino, fornecendo componentes de apoio durante e após a visita e potencializando os resultados pedagógicos em sala de aula nas atividades de astronomia.
O projeto é coordenado pelo professor João Paulo Delicato, que já trabalhou no Observatório da Universidade de São Paulo (USP) e no Planetário Municipal de São Paulo.
Acampamento
Para os estudantes que são de longe, a visita ao planetário pode ser acompanhada de diversão em um parque aquático cheio de atividades. Os alunos ficam hospedados na Fazenda Estância Peraltas, que promove viagens pedagógicas para crianças e adolescentes durante o ano todo.
Além de aprender, dá para curtir o complexo de lazer do Acampamento Peraltas, que tem parque aquático com piscinas aquecidas e toboáguas. No local também dá para praticar esportes de aventura, como canoagem, floating, arvorismo e trilhas.
Serviço
Para informações sobre a fundação CEU: www.fundacaoceu.org.br. Reservas no Grupo Peraltas ou Brotas Eco Resort: (11) 3035-1900 ou www.peraltas.com.br. Os pacotes para duas noites, incluindo três atividades no CEU, com pensão completa, monitoria, transporte a partir de São Paulo e uma atividade de preservação com arvorismo ou floating custa cerca de R$ 560 em até quatro vezes sem juros.