Os municípios de Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém, no litoral Sul de São Paulo, despontam para o turismo ecológico. Eles são alguns dos destinos de roteiros previstos no projeto Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica, que será lançado este mês, e inclui ainda outros seis municípios da Baixada Santista – Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente região que passou a ser chamada de Costa da Mata Atlântica.
O circuito vai mostrar as belezas naturais e infra-estrutura para a prática do ecoturismo e turismo rural na região. Um pouco de história também está previsto. Em Itanhaém, por exemplo, o turista vai ficar sabendo sobre a influência dos jesuítas na cidade e fatos dos primórdios da História do Brasil. A Cama de Anchieta, o Convento Nossa Senhora da Conceição, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes estão entre os pontos mais visitados da cidade.
No limite entre Itanhaém e Mongaguá, na zona rural, fica o Hotel Dom Gambini, que oferece hospedagem para até 70 turistas e estrutura de lazer com piscina, campo de futebol e salão de jogos, além de trilhas para caminhadas, já que o hotel fica dentro da Mata Atlântica.
Pouco mais de 40 quilômetros separam Mongaguá de Peruíbe. A cidade oferece além dos seus 32 quilômetros de praias, a Corredeira do Perequê, o Parque Estadual da Serra do Mar, o Museu de História e Arqueologia, as Ruínas do Abarebebê, monumentos e o complexo Lama Negra, entre outros atrativos.
E uma surpresa que o turista encontra na zona rural de Peruíbe é a Estação Ecológica Guanhanhã, que em tupi-guarani significa áreas elevadas ou montanhosas. No local, pode-se andar por trilhas e praticar o rapel. A estação fica a apenas 15 quilômetros do trevo principal na entrada de Peruíbe e recebe turistas apenas com horários marcados, gratuitamente.
A zona rural do município, que fica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, tem rios, cachoeiras de até 30 metros e trilhas. Quem busca mais aventura, basta ir até a Juréia, onde fica a Pousada Waldhaus. Mais do que hospedagem, a pousada oferece circuito de trekking, canoagem e roteiros nos rios da Juréia.
Segundo Remo, o diferencial da pousada está no fato dela estar no Guaraú, na Juréia e todos os apartamentos têm vista para o mar e montanhas.