Do Cais ao Sertão, já é Carnaval em Pernambuco. E essa grande festa, que veste as cores da diversidade cultural, foi aberta oficialmente pelo Governo do Estado na última sexta-feira (05), no Fortim do Queijo, em Olinda.
A abertura teve início com o Encontro de Bonecos Gigantes, que reuniu dezenas de bonecos de todas as regiões do Estado numa apresentação conjunta com a Bicharada de Salgueiro, do Mestre Jaime, homenageado do Carnaval de Pernambuco deste ano.
No palco, ele cantou, discursou e teve seu trabalho destacado pelo governador Eduardo Campos, que também ressaltou a participação do folião. “Quem faz o Carnaval é o povo, são os artistas que tocam, que dançam e que propagam nossas tradições, são as pessoas que se vestem e saem às ruas”, disse Campos. O secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Câmara, falou sobre as expectativas para o Carnaval, que este ano conta com 17 pólos espalhados pelo interior. “Esperamos um carnaval festivo, com muitos turistas, crescimento econômico e muita alegria. Vamos fazer com que nossa cultura seja divulgada, com que o turista se sinta bem e a população pernambucana tenha momentos de alegria e possa retribuir todo nosso esforço para interiorizar as festividades”, disse o secretário.
Os foliões que estiveram no Fortim do Queijo viram ainda as apresentações do espetáculo de dança Frever, de Maria Paula Costa Rêgo, e da orquestra de frevo do Maestro Duda, que recebeu vários convidados no palco.