Wanderlei Celestino/SP Turis
Todos os sábados, a entrada é gratuita para os interessados em conhecer o acervo da Pinacoteca.

A cidade de São Paulo vem se firmando como a capital da cultura e do lazer na América Latina. Além das 280 salas de cinema, 120 teatros e mais de 12 mil restaurantes, a cidade conta ainda com 69 museus e outras dezenas de espaços de cultura e lazer. O que poucos sabem é que muitos deles têm entrada gratuita pelo menos uma vez por semana, como alguns tradicionais e conhecidos museus, além de outras belezas escondidas e pouco conhecidas por moradores e turistas.

continua após a publicidade

O Museu de Arte Moderna, o MAM, por exemplo, que conta com cerca de duas mil obras, sendo quase todas produzidas no Brasil a partir da década de 20, abre as portas gratuitamente todos os domingos, das 10h às 18h, dando oportunidade para todos se deliciarem com gravuras, objetos, pinturas e esculturas de artistas como Tarsila do Amaral e Tomie Ohtake. O Museu de Arte Contemporânea, o MAC, criado em 1963, tem cerca de oito mil obras, entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas e pinturas de conceituados artistas como Picasso, Di Cavalcanti e Miró, entre outros. O MAC fica aberto ao público todos os dias, das 10h às 19h, sempre com entrada franca. Já o consagrado Masp, Museu de Artes de São Paulo, tem visitação gratuita todas as terças, das 11h às 17h. Inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand, um dos cartões-postais mais conhecidos da cidade chama a atenção de todos que passam pela Avenida Paulista. O Masp conta com um grande acervo de arte européia como pintura francesa, obras do movimento impressionista e também do pintor Van Gogh. Para quem gosta de arte nacional, o Museu de Arte Brasileira da Faap, que surgiu com a proposta de reunir e conservar um acervo de obras de artistas brasileiros, fica aberto ao público gratuitamente das 10h às 20h, de terça a sexta. Nos fins de semana, o espaço fecha às 17h. Outra opção é o Memorial da América Latina, que desde sua inauguração, em 1989, vem cumprindo seu papel de incentivar o desenvolvimento criativo, artísticos e educacionais do Brasil, com entrada sempre gratuita.

Horto Florestal: belo lugar para relaxar junto à natureza.

A Pinacoteca do Estado também está entre os pontos turísticos de destaque. Seu acervo tem aproximadamente quatro mil obras de artistas nacionais e internacionais como Bourdelle e Rodin. A Pinacoteca tem acesso grátis todos os sábados, das 10h às 18h e, além do acervo permanente, recebe periodicamente exposições de diferentes segmentos culturais. O espaço possui um simpático café, indispensável para quem passa por lá. Para completar, o visitante pode aproveitar e ir até o recém-inaugurado Museu da Língua Portuguesa, em frente, que também têm entrada franca aos sábados e é um ótimo passeio para toda a família. Ainda no centro da cidade, é possível ver exposições e participar de debates ou palestras no Centro Cultural Banco do Brasil, que fica aberto de terça a domingo, das 10h às 21h, sempre com entrada franca.

Parques

Já para os que gostam de atividades ao ar livre, os parques da cidade abrigam sempre shows e atividades como ginástica. As programações acontecem nos finais de semana, como no Parque do Ibirapuera, que oferece ioga aos sábados, e o Parque do Trianon, que têm uma grande turma aos domingos para o exercício chinês Lian Gong. O Horto Florestal também é uma boa escolha para quem quer se divertir longe das filas. Ao lado do Parque da Cantareira, o Horto tem uma paisagem com espécies exóticas e nativas. Além de todas essas atrações, a cidade de São Paulo conta ainda com 16 unidades do Sesc – Serviço Social do Comércio -, espalhadas por todas as regiões, que oferecem exposições, shows e peças teatrais quase sempre gratuitas ou a preços muito convidativos. Outra dica é uma das cinco unidades do Sesi – Serviço Social da Indústria -, como Belenzinho, Itaquera e Ipiranga, que oferecem atividades, peças teatrais e shows para crianças e adultos.

O consagrado Masp, um
dos principais cartões-postais
da cidade, oferece livre acesso
todas as terças.
continua após a publicidade

As crianças também podem se divertir na cidade com programações gratuitas. O Planetário do Carmo, por exemplo, é um ótimo programa para quem gosta de saber mais sobre o céu e as estrelas. A projeção do Sistema Solar faz com que os visitantes se sintam realmente bem perto do céu. O Jockey Clube é outro ponto que oferece uma opção gratuita. Há um passeio de ônei monitorado para as crianças todos os sábados e domingos, das 14h às 18h. O Centro de Lazer Engenheiro Goulart, que faz parte do Parque Ecológico do Tietê, proporciona para as crianças um local para lazer, diversão e educação ambiental.

As atrações não param por aí. É em São Paulo que fica a Biblioteca Mário de Andrade, que atualmente dispõe de um dos acervos mais expressivos do País, destacando-se com as coleções mais importantes de artes, mapas e obras raras. São aproximadamente 350 mil volumes em livros e 11 mil títulos de periódicos. Além desta, a capital conta ainda com mais 74 bibliotecas espalhadas por todas as regiões. Confira essas e outras informações sobre espaços culturais, museus e parques no site www.cidadedesaopaulo.com.

continua após a publicidade