Depois dos atentados em Nova York e Washington, em 11 de setembro de 2001, este está sendo o melhor ano de vendas do destino Disney, de acordo com algumas operadoras de Curitiba. O diretor da Schultz, Aroldo Schultz, disse estar surpreso com tanta procura. A primeira saída que disponibiliza – dia 11 de julho – já está lotada (80% paga) e com fila de espera. Outra saída está prevista, mas ainda sem data determinada. Segundo ele, Flórida sempre foi o destino norte-americano que mais vendeu, ficando Nova York em segundo lugar, mesmo tendo sido um dos alvos dos terroristas. “Na verdade, a questão dos vistos atrapalhou mais do que os atentados em si”, destacou, referindo-se às mudanças impostas aos brasileiros, incluindo outros povos, que agora precisam pessoalmente requerer a autorização junto aos consulados ou à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
Pensando em facilitar esse processo e dar uma forcinha nas vendas de pacotes para os Estados Unidos, a Schultz passou a disponibilizar, desde abril, um ônibus para levar seus clientes até o consulado em São Paulo, todas às quartas e aos domingos, às 23h, ao preço de R$ 180 por pessoa.
A Schultz oferece pacotes de doze dias de viagem, que custam a partir de US$ 999, incluindo hospedagem, passagens aéreas a partir de Curitiba, ingressos aos parques, traslados, algumas refeições e um kit contendo camisetas, bolsa, boné e pochetes. Informações: (41) 322-0818 ou site www.schultz.com.br.
Aumento gradativo
O diretor Gil Miranda, da Magic Way, operadora especializada em Disney, diz que o fluxo de clientes interessados em Disney tem aumentado ano a ano. Para este mês de julho, por exemplo, a operadora deverá levar aproximadamente duzentas pessoas à Terra do Mickey nas sete saídas programadas (dias 9, 10, 11, 12, 13, 15 e 17). Segundo Gil, este ano foi o que registrou maior fluxo de vendas para o destino depois do fatídico 11 de setembro, porém, nunca deixou de mandar turistas para lá. Em 2002, a operadora vendeu cerca de oitenta pacotes e, em 2003, 120.
Este ano, a Magic Way disponibiliza quatro pacotes: de dez noites, que custa US$ 1.990; de onze noites, com hospedagem em hotel fora do complexo Disney, que custa US$ 2.079; de onze noites com hospedagem em hotel dentro do complexo, que custa US$ 2.295 e de dez noites em Orlando e duas em Miami, que custa US$ 2.495. Nesses preços estão incluídas passagens aéreas, traslados, ingressos aos parques, hospedagem com café da manhã e o jantar-surpresa, tradicionalmente promovido pela operadora, este ano, com a participação do ator Henry Castelli.
Informações: (41) 242-2444 ou www.magicway.com.br.
Burocracia
Ruy Lopez, da Azzatur, também diz ter constatado um aumento nas vendas de pacotes para a Disney, porém, ainda sutil: de 3% a 5% em relação ao mesmo período do ano passado, o que já faz deste ano o melhor depois de 2001. Para ele, o principal responsável pelo ritmo ainda lento da retomada das vendas para esse destino não é o reflexo do 11 de setembro e sim a burocracia para se obter o visto. “Agora a pessoa precisa acessar a internet para marcar entrevista, recolher taxa, ir para São Paulo fazer entrevista, seguir uma série de outros procedimentos e, ainda assim, não sabe se vai conseguir o visto”, comenta. “É muita burocracia e ainda tem que pagar US$ 100 dólares por pessoa. No caso de uma família de quatro pessoas, por exemplo, fica muito caro”, complementa.
Para este mês de julho, a Azzatur está prevendo três saídas para Orlando: dias 10, 12 e 14. O pacote é de quatorze dias e inclui café da manhã diário e ingressos para todos os parques do complexo. Preço parte terrestre: US$ 1.490 por pessoa, com hospedagem em apartamento quádruplo. Preço parte aérea: cerca de US$ 890 mais taxas de embarque. Informações: (41) 232-1151 ou
www.azzatur.com.br.