Fotos: Terral/Divulgação
Na incursão pelas cavernas, como a Lambari de Baixo, o turista vai poder contemplar as interessantes formações de cada uma.

Que tal aproveitar o fim de semana prolongado da Páscoa para fazer um passeio diferente, explorando cavernas e conhecendo a biodiversidade que as rodeia? É o que propõe um roteiro de três dias e duas noites, a ser realizado entre os dias 6 e 8 de abril, pelo sul do Estado de São Paulo. A atração principal as cavernas situam-se no Petar Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, uma área de 35.712 hectares, situado entre os municípios de Iporanga e Apiaí, no Vale do Rio Ribeira de Iguape, próximo à divisa com o Paraná.

continua após a publicidade

O local abriga um valioso patrimônio natural, composto por sítios paleontológicos, arqueológicos e históricos, além de uma grande diversidade biológica. Quem o visita se surpreende com a riqueza espeleológica. São mais de 250 cavernas que fazem do parque uma das maiores concentrações deste gênero no Brasil.

A Cachoeira do Dito Salu é o primeiro atrativo do passeio.

O passeio sai de Curitiba, às 8h de sexta-feira, com destino a Iporanga. Porém, antes disso, está programada uma visita à Cachoeira do Dito Salu, uma queda de 75 metros no município da Barra do Turvo. Já em Iporanga, é feito o check-in na Pousada Casa de Pedra e segue-se já para a exploração, no Petar, das duas primeiras cavernas do roteiro – a Laboratório e a do Tatu.

No sábado, parte-se rumo à caverna Laje Branca que, apesar de não ter muitas formações, impressiona pelo tamanho. Seu acesso se dá por uma caminhada de cerca de uma hora e meia. Depois de um lanche-almoço na trilha, o destino é a caverna Lambari de Baixo. O percurso é por uma trilha seca, porém, na volta, o grupo pega um trecho molhado que leva, novamente, à pousada. Depois do jantar, a noite é livre, porém, quem quiser ainda aproveitar o tempo pode visitar alguma caverna próxima. Neste caso, há custos adicionais.

Grupo faz caminhada de duas horas na região da Toca da Mata.
continua após a publicidade

No último dia de passeio, a exploração continua com a visita ao Núcleo Santana, onde estão as cavernas Água Suja e Morro Preto. Ao contrário do que sugere, a Água Suja chama atenção pela água cristalina e uma cachoeira no fundo, onde alguns corajosos podem encarar um banho bem frio. Na caverna Morro Preto foram encontrados vestígios paleontológicos (fósseis), mas seu portal impressiona principalmente pela vegetação que cobre algumas formações. O acesso a essas cavernas se dá por trilhas muito bem preservadas. Esse é um dia para aproveitar melhor o tempo, por isso, sem parada para o almoço, somente para um lanche no meio da trilha, no intervalo entre um atrativo e outro. Depois de tantas descobertas, o grupo retorna à pousada para um banho e troca de roupas e, às 21h, parte para Curitiba.

Um dia em meio às belezas do Guartelá

continua após a publicidade

Os adeptos do trekking podem optar pelo passeio no Parque Estadual do Guartelá, no município de Tibagi, que também será oferecido pela Terra Expedições, só no próximo dia 25. O local é um dos mais importantes atrativos turísticos do Estado por abrigar o Canyon do Rio Iapó, conhecido também por Canyon Guartelá, o sexto maior do mundo em extensão (32 quilômetros).

O passeio parte de Curitiba às 7h, com destino ao parque. Lá, o grupo segue, acompanhado por um guia local, em direção à Cachoeira da Ponte de Pedra (200 metros de queda), mirante natural e panelões do sumidouro (piscinas naturais). É uma caminhada de aproximadamente duas horas, com paradas para contemplação da paisagem.

Depois de um lanche, no início da tarde, o grupo é levado até um sítio, na região da Toca da Mata. Neste local, tem início outra caminhada de aproximadamente duas horas, contornando o canyon e alguns mirantes do Rio Iapó. Depois da aventura, retorna-se à sede da fazenda, onde o grupo é recepcionado com um café tipicamente guartelano. Depois, o retorno a Curitiba, com previsão de chegada às 21h.

Preço: R$ 86 por pessoa (mínimo de 10 integrantes) e, para quem quiser, R$ 8 pelo lanche.

Inclui: transporte, ingressos dos atrativos, serviço de guia, seguro-viagem e café da tarde. Informações: (41) 3352-1219.