Um roteiro para apreciador de vinho nenhum botar defeito. É o que promete ser uma viagem à Piemonte, conhecida região vinícola do norte da Itália. No período de 20 a 28 de outubro, o Icif (Italian Culinary Institute for Foreigners) e a Fisar (Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori) ministrarão o curso Wine Master Vinhos do Piemonte, com o sommelier e jornalista especializado Roberto Rabachino, para brasileiros que queiram aprofundar a cultura em enologia italiana, com aulas e visitas técnicas às vinícolas do Piemonte.
O programa foi desenhado especialmente para que o participante aprenda in loco, degustando vinhos diretamente nas empresas produtoras, ampliando o conhecimento dos produtos agroalimentares piemonteses e completando com uma vivência cultural intensa, por meio de visita a museus e locais históricos.
O curso tem duração de dez dias e percorrerá as cidades de Turin (a capital), Asti, Costigliole D?Asti (sede mundial do Icif), Barolo, Canelli e Alba, onde está prevista visita à Feira Internacional da Trufa Branca, mundialmente famosa.
A coordenação-geral do Wine Master, no Brasil, está a cargo da representante oficial do Icif, Paola Tedeschi, e, na Itália, do Icif e da Fisar. As degustações e visitas técnicas serão conduzidas pelo sommelier internacional Roberto Rabachino.
Não é preciso ser sommerlier para participar deste roteiro e fazer o curso, mas quem já for sommerlier internacional Fisar e participar desta viagem-curso receberá o certificado Wine Master Fisar, que será entregue no Castelo de Costigliole D?Asti, onde está instalada a escola de gastronomia do Icif.
O Wine Master tem 35 vagas e custa 1.500 euros por pessoa. Estão incluídos curso, degustações, visitas técnicas, transfers, hospedagem, café da-manhã e refeições indicadas. Não inclui passagem aérea.
Inscrições e mais informações podem ser obtidas no Icif Brasil, pelos telefones (11) 3825-1950 ou (11) 9999-6911.