A capital paranaense está em clima de festa. Vai comemorar 315 anos neste sábado em plena época de Festival de Curitiba (antigo Festival de Teatro), que teve início na última quinta-feira e segue até este domingo. Dois bons motivos para aproveitar a cidade, dentro e fora dos teatros e outros locais que servirão de palco para peças e manifestações artísticas.
Neste ano, o Curitiba Convention & Visitors Bureau está entre os apoiadores do Festival, que tem como diferencial ser um evento já consolidado. Para Juliana Vellozo Almeida Vosnika, diretora executiva do CCVB, este é o maior destaque dessa edição do festival. ?Foi inserida pela organização uma nova linguagem para vender Curitiba como destino turístico, o que gera mais negócios?, afirma. Neste ano, por exemplo, pela primeira vez o Festival utiliza uma operadora oficial de turismo, o que reforça essa tendência.
Foto: Fábio Alexandre |
Os que gostam de fazer compras devem incluir no tour a Rua Teffé. |
Para auxiliar quem busca informações sobre a capital paranaense, o CCVB disponibiliza durante o Festival um Posto de Informações Turísticas, localizado no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem (centro histórico). Funcionando diariamente, das 11h às 23h, o posto vai fornecer informações sobre os atrativos da cidade.
Deleite, na arte e na gastronomia
Um dos principais pontos culturais da capital é o Museu Oscar Niemeyer, fruto de um projeto arrojado do arquiteto internacional, fundado em 2002. Esta semana, há mostras dos artistas Cildo Meireles e Eduardo Frota, além da exposição ?Ex-votos: Memória e Devoção?, com cerca de 35 peças, que pela primeira vez será exibida fora do Estado de Pernambuco.
Além de muito teatro e cultura, quem visita Curitiba nessa época tem ótimas opções de compras, passeios e gastronomia. No Bairro Bom Retiro, os visitantes podem comprar calçados, acessórios e roupas nas lojas da Rua Teffé, uma rua temática que há 20 anos abriga diversas lojas com muita variedade. Quem procura artesanato e objetos de decoração deve ir à Casa Lilás, no Largo da Ordem.
As opções de gastronomia na cidade são variadas na grande rede de restaurantes e bares da cidade. São bistrôs que servem o melhor da culinária internacional até os tradicionais restaurantes italianos. O mais famoso deles é o Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade.
Foto: Arquivo |
Bairro mais turístico da cidade, Santa Felicidade reúne restaurantes e lojas de artesanato. |
Se a intenção é conhecer um ambiente diferente, uma opção é o Pátio do Arvoredo, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. O local reúne bistrô especializado na cozinha franco-italiana, auditório para eventos, livraria, adega e peças artesanais. Quer aprender enquanto degusta algumas delícias? O Espaço Gourmet oferece esta experiência. Trata-se de uma escola interativa de gastronomia que oferece cursos rápidos e aulas jantares ministradas por grandes chefs nacionais e estrangeiros.
A culinária internacional é a marca do Chez David, que tem um cardápio baseado na comida contemporânea. Já o Bistrô Poivre Vert oferece especialidades da cozinha francesa, além de opções de peixes e frutos do mar.
Fora dos limites
Além dos limites da Grande Curitiba, há também muitos atrativos. Um dos passeios mais procurados em todo o Estado é o passeio de litorina até Morretes, contemplando as belezas da Serra do Mar. Na cidade, a dica é degustar o barreado, um dos pratos mais típicos paranaenses, em um dos restaurantes que dão vista para o Rio Nhundiaquara.