Cananéia está situada no extremo sul do Litoral Paulista, no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a baía de Paranaguá (PR).
Considerada um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada na costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta.
Tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e apontada pela revista americana “Condé Nast Traveler” como o melhor roteiro ecológico do mundo, a região lagunar-estuarina de Cananéia, conhecida como Lagamar, é uma fantástica coleção das águas de muitos rios, baias e lagoas com o mar e compreende, num só lugar, 4 ecossistemas: mangues, dunas, restingas e a Mata Atlântica. Aí encontram-se inúmeros sítios arqueológicos, os sambaquis, datados entre seis e quatro mil anos, e ruínas do período colonial.
Na diversidade desse ambiente você encontra ainda: o Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Com o incremento do turismo, a infra-estrutura hoteleira, de restaurantes e de serviços está em franco desenvolvimento fazendo com que Cananéia já desponta como a capital gastronômica do Vale do Ribeira.
Você pode conhecer Cananéia em todas as estações do ano. No verão as praias e as cachoeiras são as atrações principais. No outono os dias muito claros e secos convidam para caminhadas em trilhas maravilhosas. No inverno a Festa do Mar e a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes atraem turistas de todo o Brasil. Na primavera a Mata Atlântica desabrocha para um sem-número de cores deslumbrantes mesmo aos visitantes mais acostumados.