Uma boa maneira de conhecer Portugal é fazer roteiros exclusivos e aproveitar algumas datas especiais. Para conhecer bem a região do Alentejo, a sugestão é reservar o mês de julho e seguir para Monsaraz, uma vila medieval que se transforma em um verdadeiro museu a céu aberto, onde os visitantes podem apreciar os hábitos e costumes alentejanos por meio do artesanato, gastronomia e espetáculos culturais, incluindo música, teatro, dança e artes plásticas.
É possível comprar artesanato em barro, madeira e cortiça, especialmente na Rua do Celeiro e na Rua Santiago; ou vinhos, queijos e mel, entre outras delícias da região. Para ?além do Tejo? estende-se uma vasta planície, cujo nome é Alentejo. Trata-se de uma das maiores regiões portuguesas – ocupa quase um terço do território nacional – rica em cultura e história. Monsaraz é um dos destaques: na parte central da cidade, na área cercada por muralhas, vale a pena, por exemplo, caminhar pelas ruas centrais, observar o casario antigo, seguir pela Rua Direita até a Igreja da Misericórdia, erguida no século 16. Outros destaques de Monsaraz são a Igreja Matriz, a Igreja de Santiago, o castelo e a Torre de Menagem.
O vinho produzido nesta região também é especial em virtude dos solos graníticos e xistosos associados ao clima, ambos propícios ao cultivo da vinha. O resultado da combinação é um vinho de características particulares e grande qualidade.
Para saber mais, selecionar dicas de hospedagem, restaurantes e passeios em Monsaraz, visite o site oficial do Turismo em Portugal www.visitportugal.com.