A Itália está sempre em segundo ou terceiro lugar entre os países mais visitados por brasileiros na Europa – perde sempre da França e às vezes também fica atrás de Portugal. Porém, o número de brasileiros que visitam o país – 350 mil turistas por ano – ainda é considerado pequeno, tendo em vista o número e a diversidade de atrativos. Para aumentar o número de visitantes brasileiros no país, a Enit – Entidade Nacional Italiana para o Turismo – se uniu a sete operadoras de turismo, em uma campanha inédita no Brasil, para mostrar que a Itália tem atrativos diversos, que vão muito além de Roma e Veneza. O país reúne, por exemplo, 70% do patrimônio histórico da humanidade.

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Segundo a diretora da Enit para a América Latina, Fernanda Morici Longobardo, a intenção é mostrar dezessete regiões italianas ainda pouco conhecidas por brasileiros, entre elas, Sicília, Ligúria, Umbria, Calábria e Sardenha. ?Os brasileiros vão, praticamente, só para Roma, Veneza e Firenze?, lamenta.

Eles ressaltam atrativos como história, arte, arquitetura, esportes, natureza, praias, gastronomia, vinhos e festas.

A expecativa da Enit é a de que, com a campanha intitulada ?Itália: a Europa começa aqui?, aumente em 10% o número de brasileiros no país nos próximos três anos. Os operadores parceiros já apostam em um incremento maior: de 25% a 40% no mesmo período.

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Fernanda Longobardo destaca que o verão é um período interessante para se visitar o país pelo grande número de eventos que acontecem em diversas cidades, dentre eles, musicais e festivais de cinema, além do fato de alguns atrativos, como museus, por exemplo, ficarem abertos até mais tarde e oferecerem entrada livre.

A Itália tem vinte regiões: Abruzzo, Basilicata, Calábria, Campania, Emilia Romagna, Friuli Venezia Giulia, Lazio, Ligúria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Trentino Alto Adige, Umbria, Valle d?Aosta e Veneto. O país recebe anualmente mais de trinta milhões de turistas estrangeiros. Do Brasil, estima-se que o número seja 10% a 15% maior do que os 350 mil divulgados oficialmente, já que muitos brasileiros têm cidadania italiana e entram no país com o passaporte europeu, o que os caracteriza, no setor de imigração, como italianos.

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As operadoras que participam da campanha são: Agaxtur (www.agaxtur.com.br), Bon Voyage (www.bonvoyagetur.com.br), Cit (www.citbrasil.com.br), CTC Tour (www.ctctour.com.br), European Travel (www.european.com.br), Polvani (www.polvani.com.br), Raidho (www.raidho.com.br) e World Stream (www.worldstream.com.br). Sobre pacotes para a Itália, consulte os sites das operadoras ou seu agente de viagens.