Maison de la France
A bela Martinica, no Arquipélago das Antilhas, está entre os atrativos divulgados pela Maison este ano.

Descubra o Brasil na França. Este ano, os turistas que visitarem a França vão poder conhecer muito da cultura brasileira. É que 2005 é o "Ano do Brasil na França". De março a dezembro, a cultura, o folclore, a economia e o jeito brasileiro de viver serão conhecidos pelos turistas por meio de manifestações culturais diversas, além de feiras e encontros de caráter social, econômico e político, que acontecerão em diversas partes do país. O ponto alto dessa parceria acontecerá durante a principal festa nacional francesa, dia 14 de julho, quando é comemorada a Queda da Bastilha. Durante o evento, que terá a participação do presidente Lula, aviões da Força Aérea Brasileira pintados de verde e amarelo vão sobrevoar a glamourosa Champs Elisée, depois do tradicional desfile militar.

continua após a publicidade

Além disso, durante todo o mês de julho eventos especiais marcarão o Ano do Brasil na França. Dentre eles estão apresentações de cantores populares como Caetano Veloso, Marisa Monte, Carlinhos Brown e até o ministro Gilberto Gil, nas cidades de Paris, Marselha, Nice e Cannes, e a moda brasileira será exibida nas vitrines de lojas como Printemps e Galerias Lafayette.

Découvrez la France

O Ano do Brasil na França será o tema principal do Découvrez la France, principal evento do turismo francês promovido no Brasil pela Maison de la France, órgão oficial do Ministério de Turismo. O evento, que vai rodar nove capitais brasileiras, teve início na última terça-feira em São Paulo, passando ainda pelo Rio (dia 2) e por Belo Horizonte (dia 3). Esta semana, o Découvrez acontece em Porto Alegre (dia 8), Curitiba (dia 9), Brasília (dia 10), Belém (dia 15), Salvador (dia 16) e Recife (dia 17).

De acordo com o diretor geral da Maison de la France para a América Latina, Vincent Toulotte, este ano o evento deve atrair 2,5 mil agências de viagens e aproximadamente cinco mil agentes. Somente em Curitiba, de 120 a 150 agências devem mandar representantes para o evento, que acontecerá na próxima quarta-feira, das 15h às 20h, no Hotel Rayon.

continua após a publicidade

Além dos eventos do ano brasileiro, o Découvrez, como todos os anos, vai dar destaque maior na divulgação de destinos menos visitados, a fim de despertar o interesse e incentivar os brasileiros a visitar locais diferentes quando foram á França. Um deles é a cidade de Lourdes, na região Sul, que é um expressivo destino para o turismo religioso. "Lourdes recebe de cinco a seis milhões de visitantes por ano", informa Vincent. Além deste, ganhou destaque também o Arquipélago das Antilhas, no mar do Caribe, principalmente as ilhas de Guadalupe, Martinica e Saint-Barthélémy.

A grande e inesgotável diversidade de atrativos turísticos da França faz com que o país continue como número um na lista dos mais visitados na Europa. Segundo o diretor geral da Maison, do total de 450 mil brasileiros que visitaram o Velho Continente em 2004, cerca de trezentos mil foram para a França. "Ano passado, a  maioria dos brasileiros que estiveram na Europa visitou pelo menos dois países, sendo um deles a França e, o outro, principalmente Itália e Espanha", comenta Vincent. "Setenta e cinco por cento passaram de dois a três dias em Paris", complementa.

continua após a publicidade

Este ano a previsão da Maison é incrementar ainda mais esses números, atraindo para o país, pelo menos, 10% a mais de brasileiros. "Com o euro em alta, 10% é um bom número", considera o diretor da Maison.

Serviço: em Curitiba, o Découvrez la France acontece na próxima quarta-feira, dia 9, das 15h às 20h, no Hotel Rayon, situado à Rua Visconde de Nácar, 1424, centro. Telefone: (41) 322-6006.