Hospedar-se na simpática Viña Del Mar é uma boa dica para quem quer conhecer Santiago e arredores. E isso é possível para quem faz opção pelos roteiros self-drive em que o carro fica à disposição.

continua após a publicidade

A vantagem está no fato de que Viña del Mar, sendo um balneário, é uma cidade menor e muito mais agradável para se ficar, além disso, a maioria dos programas fica a meia distância entre Santiago e Viña, ou seja, os deslocamentos são idênticos em termos de quilometragem.

De carro também é possível explorar todos os atrativos da região com facilidade, incluindo, por exemplo, a Cordilheira dos Andes e o caminho que leva a Portillo. Conhecido em todo mundo, Portillo é um hotel encravado entre montanhas altíssimas, às margens do Lago “del Inca”, a pouco mais de duas horas de Viña del Mar.

Mas o mais extraordinário não é o local onde fica o hotel e sim o caminho que leva até ele. Trafega-se por vales repletos de plantações de frutas, até a cidade de Los Andes.

continua após a publicidade

De lá até chegar aos 3 mil metros de altitude, a estrada serpenteia a cordilheira, margeando o Rio Aconcágua e, quanto mais se penetra os Andes, mais altas e próximas vão ficando as montanhas.

Outros programas que podem ser feitos de carro pela região são pelo litoral tanto na visita a Isla Negra, onde se encontra a mais famosa casa do poeta Pablo Neruda, quanto a Valparaíso que fica a apenas 10 quilômetros de Viña e que, além de gozar do status de Patrimônio Cultural da Humanidade, abriga outra casa do poeta chileno.

continua após a publicidade

Viña del Mar também está muito mais próxima do Vale de Casablanca do que Santiago. O Vale de Casablanca já mereceria uma visita pelo grande número de vinícolas que nele se encontram, mas o que realmente torna Casablanca um lugar imperdível para os amantes do vinho é a elevada reputação dos que ali são produzidos. Nele se produzem os melhores brancos chilenos e é considerado a Meca do Chardonnay sul-americano.

A Expedition, operadora especializada em roteiros para o Cone Sul, desenvolveu uma série de programas self-drive, chamados de Explora. Em todos eles, a viagem torna-se mais completa graças ao aluguel do carro e os pacotes incluem sempre hospedagem e passagens aéreas.

No caso do pacote Viña del Mar, os pacotes para embarque até 1.º de dezembro têm preços a partir de US$ 1.295 por pessoa em apartamento duplo, com hospedagem nos hotéis Sheraton, tanto em Santiago, quanto em Viña del Mar.

Com duração de seis dias, já incluem hospedagem com café-da-manhã, aluguel de carro econômico por uma semana, taxas de aeroporto e passagens aéreas com a Lan Chile, partindo de São Paulo. Para mais informações ligue para (11) 3253- 2128, acesse o site www.expedition.cl ou consulte seu agente de viagens.