Curitiba será a primeira cidade brasileira a contar com um serviço integrado de auxílio ao turista. É o que prevê o convênio que será assinado na segunda quinzena deste mês entre o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), a Diretoria de Turismo de Curitiba – CIC, a Polícia Federal e a Secretaria da Segurança Pública do Paraná. O projeto, criado pelo CCVB, consiste em implantar um posto 24h de atendimento ao turista para garantir que ele seja prontamente atendido caso sofra um assalto, qualquer tipo de acidente ou perca seus documentos. O posto será administrado pelo CCVB, que disponibilizará estagiários para o atendimento e estará diretamente ligado aos sistemas da Polícia Federal e da infra-estrutura da Secretaria da Segurança Pública do Estado. "Curitiba é uma cidade onde o índice de criminalidade é baixo, comparando-se com outras grandes capitais, mas esta medida irá garantir tranqüilidade ao turista", explica o presidente do CCVB, Adonai Aires de Arruda, lembrando que, nessas situações de risco, o visitante pode não conseguir hospedagem ou perder seu vôo por falta de documentos. Os turistas que recorrerem ao posto serão encaminhados para hotéis mantenedores do CCVB e receberão amparo psicológico e estrutural até que a questão seja resolvida.

continua após a publicidade

Para Luiz Fernando Delazari, secretário da Segurança Pública do Paraná, esta iniciativa vem ao encontro de vários projetos da secretaria. "Estamos em fase final de implantação da nova sede do 1.º Distrito Policial, localizada na Rua André de Barros. A nova estrutura será designada para atendimentos especiais e iremos incluir o pronto atendimento ao turista como ação prioritária", afirmou Delazari, durante reunião com o presidente do CCVB.

A idéia também foi bem recebida pela Polícia Federal, que já se prontificou a enviar ofício a suas unidades, informando sobre a nova ação. "É muito importante que priorizemos o atendimento ao turista", afirmou o delegado da PF, Jaber Makul Hanna Saadi. "O cidadão-turista, seja onde estiver, será sempre bem-vindo no Brasil."

Agora, o CCVB irá encaminhar uma solicitação formal às autoridades para dar início à implantação do posto. A estrutura será montada na Rua 24h, junto com o posto de informações turísticas da Diretoria de Turismo de Curitiba – CIC. Já foi dado início ao processo de seleção para a contratação de estagiários.

continua após a publicidade