A Câmara Municipal aprovou, na semana passada, a criação do Instituto Municipal de Turismo (Curitiba Turismo). Com a missão de promover o turismo sustentável na cidade, a autarquia vai substituir a secretaria municipal criada em janeiro deste ano, em caráter extraordinário. Luiz de Carvalho, secretário municipal de Turismo, diz que o instituto terá autonomia de gestão, o que agilizará o desenvolvimento de projetos, principalmente com a iniciativa privada. Carvalho explica que, embora o Curitiba Turismo só passe a vigorar a partir do ano que vem, a secretaria já vem trabalhando na formulação de diretrizes de uma política municipal para o setor, voltada ao desenvolvimento socioeconômico do município.
Ele comenta que o turismo é uma das principais atividades econômicas do mundo e impacta mais de 52 setores da economia. Por isso, a promoção de seu desenvolvimento é hoje uma preocupação em todo o País e a criação do instituto mostra que Curitiba se prepara para o futuro. Atualmente, tramita no Congresso Nacional um anteprojeto de lei, de iniciativa da Presidência da República, que propõe a criação da Lei Geral de Turismo, prevendo a integração de estados e municípios no Sistema Nacional de Turismo.
O potencial turístico de Curitiba é conhecido nacional e internacionalmente. Em 2003, último levantamento oficial apresentado pelo g overno do Estado, a capital paranaense recebeu 1,7 milhão de visitantes. Metade deles veio à cidade a trabalho, para o chamado turismo de eventos. Luiz de Carvalho diz que Curitiba é conhecida pelo turismo de eventos porque oferece uma ótima infra-estrutura e, além disso, está próxima do Mercosul. ?O turismo de eventos também incentiva o turismo de lazer. O profissional que visita nossa cidade sempre acaba voltando numa outra oportunidade acompanhado de sua família?, diz.