O segmento do turismo em Curitiba tem muito a comemorar. Em quatro anos, o número de visitantes na cidade cresceu 36%, passando de 2.235.378 turistas, em 2005, para 3.029.950, em 2008. A marca deverá ser ultrapassada em 2009, segundo cálculos preliminares do Instituto Municipal de Turismo.

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“Nos últimos anos, Curitiba ganhou excelentes espaços turísticos, que precisam ser explorados pelos visitantes que aqui chegam”, diz o prefeito Beto Richa. “Hoje a cidade aparece como um dos destinos mais procurados no país, com forte crescimento do turismo de negócios, culturais e esportivos”, acrescenta Richa.

Para chegar aos atuais patamares, a primeira iniciativa da Prefeitura de Curitiba foi criar, em maio de 2005, o Instituto Municipal de Turismo, com a função de desenvolver, planejar e orientar as políticas de ações voltadas ao desenvolvimento turístico na capital.

Em 2006, foi criado o Conselho Municipal de Turismo. A partir daí, a prefeitura fez uma série de ações para promover a cidade como destino turístico, e também investiu em programas e campanhas para receber cada vez melhor os visitantes.

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“Novo em Curitiba, Vale a Pena Ver!” é a campanha mais recente. Lançada em 2009, mostra que a cidade tem muito mais a oferecer além dos cartões-postais tradicionais, e divulga oito atrações criadas ou revitalizadas desde 2005.

As atrações são: os parques Cambuí e Lago Azul; o Jardim das Sensações, do Jardim Botânico; o Mercado de Orgânicos, anexo ao Mercado Municipal; o Paço da Liberdade, a Capela Santa Maria; a Praça Tiradentes; e a Linha Turismo. A ideia é que agências e operadoras incluam em seus pacotes as novas atrações.

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O Paço da Liberdade, um dos atrativos da campanha Novo em Curitiba, encantou o empresário argentino Santiago Cano, que esteve em Curitiba no fim de 2009. Com pouco tempo para visitar a cidade, ele optou por fazer um city tour noturno organizado por uma agência do Núcleo Receptivo de Turismo, especializado na recepção de visitantes que procuram o Paraná como destino.

“Esta é a terceira vez que venho a Curitiba e em cada uma delas tive uma surpresa. Desta vez, foi encontrar esse prédio belíssimo recuperado”, disse Santiago.

Eberhard Aichinger, presidente do Conselho do Instituto Estrada Real, de Minas Gerais, integrou o mesmo grupo de Santiago. Ele contou que guarda boas lembranças de Curitiba, pois passou sua lua-de-mel na cidade, em 1966.

“As potencialidades turísticas de Curitiba são inquestionáveis. O Paço da Liberdade, o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, por onde passamos no passeio noturno, são prova da variedade de opções com que a cidade pode conquistar seus visitantes. E são lindos a qualquer hora do dia”, comentou.

Cultura e esporte

A cidade, que tem vocação para o turismo de negócios, também vem se firmando como centro de eventos culturais e esportivos com potencial para atrair visitantes. Entre eles, o Festival de Curitiba, maior mostra de artes cênicas do País, e o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), que depois da Fórmula 1 é considerado o principal evento automobilístico do mundo. Ambos são apoiados pelo Instituto Municipal de Turismo.

“Quem vem para acompanhar o Festival de Curitiba, por exemplo, tem interesses especiais e a cidade oferece diversas outras opções culturais e gastronômicas para dar suporte a esse turista. A diversidade cultural é uma riqueza que agrega valor ao turismo”, explica a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

Sucesso

O movimento na Linha Turismo, outro atrativo da campanha Novo em Curitiba, Vale a Pena Ver!, aumentou 45,49% em 2009. O balanço da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que administra a linha que passa por 24 endereços turísticos, mostra que a frota transportou 520.163 passageiros no ano passado. Em 2008 fo,ram 357.519 pessoas.

Cada viagem, com duração média de duas horas e meia, é feita sempre com dois veículos: um double-decker, aberto, que garante uma visão panorâmica da cidade aos 55 ocupantes que estão na parte superior do ônibus, e uma jardineira, com seu desenho típico e janelas panorâmicas, que transporta até 35 pessoas sentadas por viagem.