Curitiba prevê aumento do turismo de negócios

Dos 345 mil eventos realizados por ano no País, 65 mil (cerca de 20% do total) ocorrem na região Sul, o que equivale a 25% do faturamento total que é de R$ 37 bilhões. Curitiba realiza cerca de cinco mil eventos por ano. A cidade possui o quarto maior parque hoteleiro do Brasil, com aproximadamente dezesseis mil leitos. A cada ano, o número de eventos realizados na capital paranaense está aumentando e o turista de eventos e negócios já representa a metade do total de turistas que visitam a cidade.

A previsão de órgãos de Turismo da capital, como o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) e a Diretoria de Turismo, é a de que haja um aumento significativo do número de turistas de negócios, principalmente depois da inauguração do Estação 21 Embratel Convention Center, no próximo dia 30. Para o presidente do CCVB, Marco Antonio Fatuch, a inauguração do Estação Convention Center, juntamente com os espaços já existentes como Expo Trade, Marumby Expo Center, Centro de Convenções de Curitiba e Centro de Exposições do Parque Barigüi, tornam a cidade ainda mais promissora e vantajosa frente às outras capitais.

Baseado na implantação de um novo espaço e na reformulação do Expo Trade, o CCVB espera um aumento de 20% nos números de eventos para 2004. Devido ao trabalho realizado pela equipe do Curitiba Convention & Visitors Bureau nos anos anteriores, a agenda para este ano está cheia. ?Estaremos colhendo os frutos que plantamos nos últimos três anos, mas o crescimento substancial será sentido em 2005 e 2006?, acredita Fatuch. O CCVB também presta assessoria de informações gratuitas para a realização de qualquer tipo de evento.

Estrutura

Para a diretora de Turismo de Curitiba, Juliana Almeida Vosnika, o espaço deverá ser o maior centro de eventos da América Latina, já que tem capacidade para receber mais de cinco mil pessoas simultaneamente. ?A inauguração do Estação Convention Center será decisiva para o setor e deve aumentar significativamente o número de eventos na cidade?, prevê. Para ela, Curitiba tem estrutura adequada para comportar esse crescimento. ?A rede hoteleira está estruturada e a ocupação deve aumentar a partir do próximo mês?, acredita.

Juliana informa ainda que a Diretoria de Turismo, em parceria com o Convention & Visitors Bureau, as operadoras e o trade turístico, vem trabalhando na formatação de produtos turísticos complementares para que o turista de negócios também faça turismo de lazer na cidade. Alguns exemplos de projetos que já estão em andamento são: Curitiba Capital do Natal; Marcas do Sul do Brasil, que envolve as três capital da Região Sul, e os roteiros da região metropolitana, que deverão se consolidar com a operação do Fórum Metropolitano de Turismo.

Curitiba está criando ainda o Calendário Oficial da Cidade, com a participação da Fundação Cultural, Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e outros órgãos da Prefeitura e trade turístico. Nele, os eventos culturais e de lazer serão divulgados nos moldes do calendário de Natal, realizado em 2003. A principal ação será a organização dos eventos culturais, de lazer e esportivos da cidade, consolidando a capital como referência. A estratégia é criar uma alternativa aos grandes centros do País, mais barata, mais segura, mais organizada e diferenciada para o turista.

Estação Embratel 21 Convention

O Estação Embratel 21 Convention Center, empreendimento do Grupo K & G, controlador da rede O Boticário, tem área útil de 25 mil metros quadrados e já representa um investimento de R$ 50 milhões. O espaço é totalmente integrado ao Shopping Estação, situado na Avenida 7 de Setembro, bairro Rebouças, em Curitiba.

No final do ano passado, o espaço, antes conhecido apenas como Estação Convention Center, ganhou como parceira a Embratel, a partir de um acordo de co-branding de longo prazo. Com isso, a operadora será a principal provedora de conectividade para eventos de todos os portes realizados no Estação.

O espaço terá capacidade para abrigar até cinco mil pessoas em programações simultâneas. Serão três pisos multiuso com salas que variam de 150 a 2,7 mil lugares, além de mais de oitenta possibilidades diferentes de formatação.

Além disso, o centro de convenções será equipado com cozinha própria para fornecer até dez mil refeições por dia; estacionamento com 1,8 mil vagas cobertas; guarda-volumes; heliporto; arcondicionado central; sistema próprio de geração de energia; sistema de segurança e prevenção de incêndios; central de utilidades e serviços (fax, xerox, material de papelaria) e acesso exclusivo ao Shopping Estação.

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