O prefeito Cassio Taniguchi anunciou o funcionamento de novos espaços culturais na cidade ao longo do próximo ano, quando Curitiba será a Capital Americana da Cultura 2003. Cassio disse que os novos equipamentos vão ajudar a consolidar Curitiba como um pólo irradiador de cultura. “No próximo ano, teremos a Capela Santa Maria e a Casa Hoffmann em plena atividade e isso será um estímulo para o surgimento de novos valores culturais ou o fortalecimento de valores que já são tradicionais na cidade”, disse o prefeito.
Os trabalhos para que Curitiba ganhasse o título têm também como objetivo atrair mais turistas, fato que já vem ocorrendo atualmente. De acordo com a Diretoria de Turismo, a expectativa é fechar o ano de 2002 com um acréscimo de 10% de turistas em relação a 2001. O crescimento seria fruto da maior participação da cidade nos grandes eventos de turismo do Brasil e exterior.
Alcançado o objetivo da capitalidade cultural, Curitiba pretende exportar a imagem de seus atrativos e novos espaços culturais junto às embaixadas e operadoras nacionais e estrangeiras. Os novos espaços culturais já estão sendo trabalhados pelo Departamento de Marketing como produtos turísticos.
Os espaços
Dois espaços começam a funcionar em 2003. A Capela Santa Maria, atualmente em processo de restauro, será um espaço multifuncional e abrigará a sede da Camerata Antiqua de Curitiba. Já a Casa Hoffmann passou recentemente por obras de recuperação e deverá sediar um projeto voltado para a área da dança.
De acordo com o prefeito, a entrada em operação desses novos equipamentos irá reforçar a posição de Curitiba como centro propagador de cultura. “Nós teremos a programação cultural, que já é tradicional na cidade, acrescida de novos eventos, que irão potencializar as comemorações”, afirmou.
Para Cassio, a participação da iniciativa privada na programação cultural de 2003 será muito bem vinda, porque poderá ampliar ainda mais a atuação da Capital Americana da Cultura. “Com parcerias, será possível prolongar os efeitos do ano 2003 e transformar Curitiba em uma capital onde a cultura, que reflete a alma do povo, seja uma constante.”