continua após a publicidade

Julcemar Casa, proprietário, e Gilles Grimberg, gerente geral do hotel.

O Grupo Intercontinental inaugurou, oficialmente, esta semana, em Curitiba, a segunda unidade da bandeira Crowne Plaza no Brasil. O Crowne Plaza Curitiba, situado no centro da cidade, se enquadra na categoria superluxo, oferecendo alguns diferenciais em relação aos demais hotéis de categoria cinco estrelas hoje na capital paranaense. "Escolhemos Curitiba para abrigar esta segunda unidade porque a cidade já tem imagem de qualidade de vida e de ambiente empresarial", diz Antonio Torres, diretor Brasil do Grupo Intercontinental.

Construído pela Nova Itália Empreendimentos Imobiliários, empresa com sede em Pato Branco (PR), o hotel é fruto de um investimento de R$ 20 milhões que deverá ser retornado aos investidores em cinco anos, prazo um pouco menor dos demais da mesma bandeira. Segundo Ronald Arteaga, diretor de Novos Negócios da rede, a expectativa de retorno de um Crowne Plaza é de seis a oito anos.

Idealizador do hotel, Julcemar Casa, diretor-geral da unidade e também um dos proprietários da Nova Itália, informa que recebeu proposta de oito redes hoteleiras internacionais que mostraram interesse em entrar em Curitiba com um hotel superluxo ou boutique. "A minha preferência foi pela Intercontinental por ser a mais forte delas em nível mundial (são 3,5 mil hotéis em quase cem países de cinco continentes), além da seriedade da administração e gerência dos funcionários", afirma Julcemar.

continua após a publicidade

Concorrência

O fato de Curitiba já ter dois hotéis de categoria cinco estrelas, que seriam os concorrentes diretos do novo Crowne, além de outro quatro estrelas com serviços de superior, não inibiu a iniciativa da construção da unidade que tem como proposta oferecer produtos e serviços que mais nenhuma outra dispõe. "O mercado de Curitiba tem uma rede hoteleira grande, por isso, estamos propondo serviços diferenciados: este é o único hotel que tem um heliponto, que é uma segurança a mais para quem quer vir do aeroporto para o centro; temos um spa, que está sendo aperfeiçoado para ser um spa urbano e nossas acomodações têm produtos exclusivos e com tecnologia de ponta – este é um prédio inteligente", cita Julcemar Casa.

continua após a publicidade

Além de turistas de alto poder executivo, dentre eles estrangeiros, a intenção é atrair também curitibanos. "Um dos grandes objetivos é fazer com que os próprios moradores de Curitiba venham para o hotel, freqüentem o restaurante e o spa. Queremos quebrar o tabu de que as pessoas da cidade não freqüentam hotéis", comenta o diretor-geral.

Com a presença do empreendimento, a intenção é também reavivar a região onde está inserido, que é próxima ao Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba, e a estabelecimentos comerciais importantes, como o Shopping Mueller, além de teatros, cinemas, parques e museus. "O Beto Richa (prefeito eleito) esteve aqui e nos prometeu nova iluminação nesta área e uma viatura permanente passando aqui na frente", comenta Julcemar, complementando que a segurança é fator fundamental para atrair os estrangeiros.

Expectativa

De acordo com o gerente da unidade, Gilles Grimberg, a expectativa é a de que o Crowne Plaza Curitiba se consolide no mercado em seis meses e, no primeiro ano de funcionamento, registre uma ocupação média de 60%. São quatro categorias de apartamentos – suíte master, suíte de dois ambientes, apartamento luxo e apartamento superior – e a diária média é de R$ 180.

O hotel situa-se na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 600, entre as Ruas Mateus Leme e Barão do Serro Azul. Telefones: (41) 309-5500 e 0800-127696 e site www.crownecuritiba.com.br.

Diferenciais confirmam categoria superior

O Crowne Plaza Curitiba ocupa uma área de oito mil metros quadrados onde estão distribuídos 88 apartamentos e suítes com áreas que variam de 34 a 98 metros quadrados. Todos os cômodos equipados com camas king size com colchões desenvolvidos especialmente para o hotel, frigobar, duas linhas telefônicas, TV 29 polegadas com canais fechados, aparelho de DVD, conexão para internet rápida, cofre eletrônico, secador de cabelo, tábua e ferro de passar roupa e boiler (jarra elétrica).

A Suíte Master, única do hotel, com 98 metros quadrados, fica no último andar de quartos e tem vista para o Palácio do Governo. Além de todos os itens dos demais apartamentos, a Suíte Master conta ainda com um closet de doze metros quadrados e banheira de hidromassagem.

Um dos pontos que reforçam o conceito de exclusividade do Crowne Plaza Curitiba é o andar hipo-alergênico, com cortinas sintéticas, piso de madeira e sistema de limpeza diferenciado, além de ser o mais distante do piso exclusivo para fumantes.

Além disso há andares que estão na "Quiet Zone", locais pré-determinados que possuem regras específicas para garantir o silêncio e não prejudicar a qualidade do sono dos hóspedes. Com paredes de revestimento acústico e cortinas com velcro que impedem qualquer entrada de luz, o conceito inclui também serviços diferenciados e um kit especial, com itens como CD com músicas relaxantes, protetor de olhos, mini-guia com dicas para uma boa noite de sono, protetores de ouvido, máscara para dormir e spray com aroma de lavanda. O programa foi desenvolvido a partir de um estudo minucioso, feito por neurologistas norte-americanos, e deve ser implantado em todos os hotéis Crowne Plaza do mundo até 2005.

Outro aspecto interessante é que todo o mobiliário, que tem a assinatura do arquiteto Maurício Pinheiro Lima, foi projetado e desenvolvido exclusivamente para o hotel.

Spa

Mais um diferencial do Crowne Plaza Curitiba é o spa. Com seiscentos metros quadrados destinados tanto aos hóspedes quanto ao público local, o espaço possui dois centros de beleza, fitness center, piscina, sauna e dois ofurôs, para seis pessoas cada. Uma copa com refeições balanceadas e orientação de uma nutricionista também estão à disposição dos usuários. As aulas de Pilates acontecem todos os dias, das 8h às 22h (com agendamento prévio).

A gastronomia do hotel traz à capital paranaense a sofisticação da fusion cuisine. O Crowne Plaza Curitiba tem dois restaurantes: um no mezanino, com capacidade para 110 pessoas, e outro no térreo, ligado a um charmoso jardim coberto, que possui um grande deck de madeira de onde se avista a belíssima casa do início do século XX. Para reuniões ou almoços de negócios, o hotel conta com um lounge reservado para até 24 pessoas. Um piano-bar, localizado no saguão do hotel, é mais uma opção para que os hóspedes desfrutem de um ambiente elegante e ideal para o começo de noite.

Turismo de negócios

O Centro de Convenções tem completa estrutura para atender conferências, reuniões, banquetes, casamentos, formaturas ou qualquer outro tipo de evento.

Localizado em um único piso, com capacidade total para até quinhentas pessoas, o espaço permite a montagem de diferentes combinações de ambientes. Três salas de apoio, uma cabine especialmente projetada para serviços de tradução simultânea e um business center equipado com toda a tecnologia necessária – computadores, internet banda larga, fotocopiadora, fax e scanner – completam a estrutura de eventos.

Para eventos, são oferecidos ainda serviços como de secretária bilíngüe, locação de veículos, locação de helicópteros, transfers em veículos especiais, tour guiado, agências de viagens e equipamentos audiovisuais como sonorização, data show, computador, notebook, retroprojetor, telas de projeção, TV, DVD, videocassete, além de materiais de apoio como flip chart, púlpito, quadro magnético e copy board.

Além disso, o Crowne Plaza é o único hotel de Curitiba a contar com um heliponto, uma área externa com jardim ao ar livre e uma casa do século XX inteiramente restaurada.

O arquiteto Maurício Pinheiro Lima é o responsável pelo design não apenas dos ambientes, mas também de 99% dos móveis que compõem o Crowne Plaza Curitiba. Ele selecionou matérias-primas exclusivas de alto padrão, depois de um estudo de cores, texturas e design, e procurou dar uniformidade a todas as peças criadas, utilizando uma mesma linguagem arquitetônica.

Localização

Situado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti – entre as ruas Mateus Leme e Barão do Serro Azul – o empreendimento visa atender a uma variada demanda turística relacionada a negócios, cultura, lazer e eventos. A localização privilegiada propicia aos hóspedes uma maior facilidade e segurança no deslocamento para os centros cultural, político, histórico e econômico da cidade.

Teatros, cinemas, museus de arte, parques, construções centenárias e até mesmo um variado centro de compras podem ser encontrados num raio de menos de um quilômetro de distância do hotel.