Treze novos hotéis devem ser inaugurados em Curitiba até 2005. Serão 1.418 apartamentos ou três mil leitos adicionais à cidade, a partir de um investimento de R$ 101,6 milhões. Atualmente, há 149 hotéis e flats em Curitiba e Região Metropolitana que somam aproximadamente dezessete mil leitos. Em 2003, a rede hoteleira gerou uma receita bruta de R$ 65 milhões e, nos últimos seis meses, registrou ocupação média de 50%.
Das treze novas unidades a serem abertas até o ano que vem, oito pertencem a redes (nacionais e internacionais) e cinco são particulares. Quanto à categoria, seis são classificados como superiores, seis como econômicos e um como luxo.
Categoria econômica
A Rede Accor vai abrir em Curitiba e Região Metropolitana dois hotéis – um da marca Ibis, de categoria econômica, com 155 apartamentos; e um da marca Formule 1, com 250 apartamentos, categoria supereconômica. É bom lembrar que a Accor reúne 28 marcas nos segmentos de alimentação e restaurantes, hotelaria e viagens, produtividade e marketing. No ramo de hotelaria, tem um total de 117 hotéis e flats, que somam 15.540 apartamentos. Administra hotéis das marcas Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis, Formule 1 e Parthenon. Até 2005, com as inaugurações previstas, a rede pretende operar 180 unidades (26 mil apartamentos).
A Rede Bristol vai inaugurar a sua sétima unidade da rede na cidade. Será um hotel, de categoria econômica, com noventa apartamentos, situado no Centro Cívico. Já a Confort inaugura, no segundo semestre deste ano, mais um Four Points Sheraton, com noventa apartamentos, na Avenida Visconde de Guarapuava, 2061.
O bairro do Parolin vai ganhar uma unidade da Wischral Hotéis, com cem apartamentos, que entrará em funcionamento na Rua Desembargador Westphalen, 3206. Na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o Hotel 10 vai oferecer 82 apartamentos.
Categoria superior
A Rede Holiday Inn terá mais duas unidades na cidade, uma no Batel, com 72 apartamentos, e uma em Santa Felicidade, com outros cem apartamentos. A construtora e incorporadora LN também é a investidora, mantendo participação de 50% nos hotéis. A previsão é a de que as unidades entrem em funcionamento, em soft opening, já no próximo mês de julho e sejam inaugurados oficialmente em agosto. São José dos Pinhais já tem uma unidade da marca Holiday Inn Express, desde 2001, cuja ocupação média em 2003 ficou em mais de 70%.
A rede portuguesa Pestana terá uma unidade na Rua Comendador Araújo, no Batel. Será um hotel com 177 apartamentos, de categoria superior. Outro de mesma categoria é o Flat Transamérica, com 84 apartamentos, que já está em funcionamento, soft opening, na Avenida Batel, 1732, há cinco semanas. A previsão é a de que seja inaugurado oficialmente este mês.
Curitiba terá ainda uma unidade do Valentine de Lucca, com quarenta apartamentos, na Rua Francisco Rocha, 500, no Batel. Laucas, também particular, terá noventa apartamentos e será construído próximo à Rodoferroviária.
Categoria luxo
Da lista dos novos hotéis de Curitiba, o único de categoria luxo é o Life Concept, na Rua Carlos Cavalcanti, 600, bairro São Francisco. Fruto de um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, o hotel inaugura em julho deste ano como o primeiro hotel-boutique da capital paranaense. A proprietária Nova Itália Empreendimentos está em fase de negociação com uma grande rede de hotéis, que deverá incorporar a marca ao nome Life Concept. A bandeira ainda não é divulgada.
Dois Holiday Inn estão entre os novos hotéis
A Bonaparte Hotelaria, empresa responsável pela área de hotelaria do Grupo LN, intensifica suas atividades em Curitiba, com a inauguração de mais duas unidades da bandeira Holiday Inn, categoria Express. O Holiday Inn Express Santa Felicidade e o Holiday Inn Batel devem ser inaugurados ainda este ano, respectivamente, em agosto e outubro. A Bonaparte já administra a unidade Holiday Inn Express São José dos Pinhais, desde a sua construção, em 2001, pela LN, detentora da franquia.
Agora, além de ficar responsável também pela administração dos dois novos hotéis, a Bonaparte começa a investir na administração de hotéis de terceiros. Este mês, foi contratado, para assumir a diretoria geral de hotelaria do grupo, o executivo português José de Martins, que tem 38 anos de experiência na área de turismo, dos quais 25 na hotelaria. “A meta da Bonaparte Hotelaria é se tornar uma operadora especializada em hotéis de categoria econômica, garantindo a satisfação do cliente e o retorno para o investidor”, comenta o novo diretor.
Santa Felicidade
O Holiday Inn Express será o primeiro hotel de Santa Felicidade, o bairro mais turístico da cidade, situado a sete quilômetros do centro. O terreno, com 6.535 metros quadrados, tem frente para as principais vias da região – a Avenida Manoel Ribas e a Via Vêneto, que concentrarão o projeto Linhão do Turismo, da Prefeitura de Curitiba. O hotel terá cem apartamentos, categoria superior. Das unidades destinadas à venda para investidores restam doze.
Batel
Considerado como bairro mais nobre e cosmopolita de Curitiba, o Batel é identificado pelos investidores do Holiday Inn Express como um centro de negócios e convivência, que conta com todos os serviços necessários de infra-estrutura que uma metrópole moderna pode oferecer: transporte público de alta qualidade, hospitais, shopping centers, restaurantes, bancos, galerias de arte, cinemas, além de uma intensa vida noturna. O hotel estará localizado nas esquinas da Avenida Batel com a Rua Desembargador Motta. Serão 72 apartamentos, além de sala de eventos, fitness e business centers. Todas as unidades já foram vendidas a investidores.
Campo Largo
A Bonaparte anuncia também a inauguração de uma outra unidade na Região Metropolitana de Curitiba, prevista para 2006. Trata-se do Bonaparte Express Campo Largo. Nos mesmos moldes das bandeiras de padrão internacional, o hotel será administrado pela Bonaparte Hotelaria e terá 88 apartamentos, além de uma sala de eventos e um restaurante de categoria internacional. “O ponto forte desse hotel será a localização”, comenta Luis Napoleão Filho. “Muito próximo do centro da cidade, ele terá frente para a BR-277.”
Tarifas
As diárias nas unidades de Santa Felicidade e do Batel custarão R$ 59, para hospedagem no apartamento single e R$ 69 para apartamento duplo, durante o período de soft opening, que vai até agosto.