Os famosos espetáculos de luz e o encanto do Natal curitibano há tempos contagiam seus moradores e visitantes. No ano passado, o espírito festivo trouxe ao Paraná um milhão de turistas para conhecer as comemorações de fim de ano. De acordo com o diretor de Turismo Receptivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav/PR), Nelson Pires de Moraes Júnior, nesta época, já está sendo registrado um aumento de 25% a 30% na venda de pacotes turísticos, em comparação ao mesmo período de anos anteriores.

Os pacotes mais procurados destinam-se para Foz do Iguaçu e Curitiba. “A capital paranaense está se consolidando há muito tempo como a Capital Nacional do Natal, e as Cataratas do Iguaçu, com seus hotéis de luxo, como a melhor opção para o réveillon”, diz o diretor da Abav-PR.

Curitiba recebeu um total de 1,5 milhão de turistas em 2002. Para este ano, a expectativa é registrar 1,6 milhão, dos quais duzentos mil devem visitar a cidade este mês, tendo como atrativos principais os eventos natalinos.

Hotelaria

Depois de um ano difícil para a rede hoteleira, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH) comemora a procura pelas reservas em hotéis espalhados por todo o Estado. Hercílio Struck, presidente da entidade, diz que a expectativa para o período é que a taxa de ocupação média chegue a 70% na capital.

Também estão com ótimas expectativas os hotéis de Foz do Iguaçu. De acordo com o vice-presidente da ABIH-PR Regional Costa Oeste, Luiz Rolin de Moura, este ano a hotelaria espera um aumento de 20% no movimento dos turistas.

“Nossos hotéis de categoria luxo já estão com as reservas esgotadas, e os econômicos e superiores estão com somente 10% de suas reservas livres”, informa o vice-presidente.

Ônibus faz roteiro do Natal

Conhecer as principais atrações de Natal de Curitiba ficou ainda mais fácil, para curitibanos e turistas. É que começou a circular, na última sexta-feira, uma linha especial de ônibus, que tem como roteiro os pontos de maior atração do Natal da cidade. Criada pela Urbs especialmente para este período, a linha tem ônibus identificados por banners vermelhos e enfeitados com estrelas e motivos típicos.

Vão rodar das 19h30 às 23h, com freqüência de trinta minutos. A partida é na Praça Eufrásio Correa (próxima ao Shopping Estação), mas é possível embarcar e desembarcar em qualquer ponto. O trajeto todo dura em média duas horas e o preço do embarque é R$ 2.

O Natal de Curitiba, projeto turístico desenvolvido por uma parceria entre a Prefeitura e o Curitiba Convention Visitors Bureau e tem por objetivo atrair visitantes à cidade neste período do ano, para movimentar o comércio, hotéis e restaurante, gerando renda e oportunidade de emprego para a população. São 35 diferentes eventos e atrações, entre decorações, feiras especiais, cantatas, missas e festas típicas, além de apresentações artísticas e culturais.

Roteiro

A linha de Natal vai facilitar a visitação do público aos pontos de principais atrações e também aos principais pontos de compras da cidade. Na praça Eufrásio Correia, início do trajeto, o público estará próximo ao Shopping Estação, que abriga o Concurso Internacional e Exposição de Presépios Natalinos, uma das âncoras das atrações, já aberta.

Em seguida, o ônibus leva o público para uma outra grande atração, que é o Natal no Palácio Avenida, do HSBC. A apresentação teve início também na sexta-feira. A linha do Natal vai parar bem próximo, na Marechal Floriano, entre a Rua XV e a Marechal Deodoro.

O trajeto inclui ainda as feiras de Natal, a casa de Zélia da Silva (no Jardim Social) , as casas decoradas da rua Abel da Silva Almeida, na Vila Izabel, as casas do Papai Noel da Fundação Pró Renal e da Havan, o Bosque de Jesus, além dos sohpiings Mueller, Crystal, Curitiba e Parkshopping.

O calendário, com todas as atrações, incluindo horários e dias de apresentações, pode ser conferido nos sites www.cic-curitiba.com.br, da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, e www.nataldecuritiba.com.br, disponibilizado pelo Convention Bureau.

continua após a publicidade

continua após a publicidade