O programa de urbanização e os parques de Curitiba aparecem como uma das opções mais procuradas pelos japoneses dentro de um roteiro turístico pelo Brasil. Isso é o que mostrou uma pesquisa apresentada por especialistas japoneses, durante seminário ocorrido em São Paulo, para firmar Acordo de Cooperação Técnica entre o Mercosul e o governo do Japão. Ao todo foram listados seis produtos turísticos dos países membros do Mercosul.
Segundo a diretora de Turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Juliana Vosnika, uma das convidadas a participar do seminário, foi uma surpresa ver Curitiba citada como uma das opções mais procuradas pelos japoneses, entre as atrações dos países do Mercosul. “Acho o mercado japonês excelente para explorarmos. Eles são muito interessados, gostam de passeios históricos e culturais e Curitiba conta com muitas atrações, como os parques, memoriais, os bosques étnicos e o ecoturismo encontrado nos municípios vizinhos, pontos que devem atraí-los”, afirmou.
Durante o seminário, os palestrantes abordaram também o perfil do turista japonês, as tendências e o nicho do mercado e como explorar os detalhes no atendimento que o turista japonês quer receber. “Eles mostraram que o turista vindo do Japão viaja muito, movimenta as operadoras procurando pacotes de excursão e varia bastante o seu destino turístico”, explicou Juliana.
Além do seminário, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Mercosul e o Japão, que visa desenvolver um plano de promoção dos países que compõem o Mercosul como roteiros turísticos para o mercado japonês. Entre as ações previstas no termo conjunto está a abertura de um escritório do Mercosul naquele país, campanhas de marketing e pesquisas de mercado junto ao público do Japão. O Ministério do Turismo é o representante do Brasil no acordo assinado. A iniciativa de promover o turismo ofertado pelos países do Mercosul é da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
O termo firmado prevê ainda a participação do Brasil na Jata 2004, feira mundial sobre viagens e turismo, que acontecerá no Japão. Segundo levantamentos da diretoria de turismo de negócios e eventos do Ministério do Turismo, o mercado turístico japonês exportou em 2002 mais de dezesseis milhões de visitantes, sendo que o Brasil recebeu apenas 39 mil desses turistas.
“Nós acreditamos que com a divulgação das nossas ações e serviços lá no Japão poderemos incrementar esse número logo”, sugeriu Juliana.
Dentre os produtos turísticos dos quatro países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – as preferências dos turistas japoneses apontam para futebol, danças, como o folclore brasileiro; bossa nova, chorinho, tango, samba, a urbanização e arquitetura de Brasília, o patrimônio histórico de Salvador e de Buenos Aires, a Patagônia argentina, Rio de Janeiro e a Amazônia.
O Brasil representa a principal colônia japonesa do mundo. São Paulo é o estado com o maior número de japoneses, seguido do Paraná, a segunda maior colônia do País.