Curitiba é a cidade paranaense que mais recebe turistas. De acordo com dados da Embratur e da Paraná Turismo, a cidade recebeu no ano passado 1.418.838 visitantes, superando Foz do Iguaçu, que era considerada, até então, o maior ponto de atração turística do Paraná. No mesmo período, Foz recebeu 750 mil pessoas. O número de visitantes ao longo do ano passado quase equivale à população de Curitiba, de 1.587.315, segundo o censo 2001 do IBGE. A relação turista por habitante é de 0.89, superior à taxa registrada em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.
O perfil do turista que visita Curitiba é bem característico, já que a maior parte do movimento (o equivalente a 44,5% dos visitantes) está ligada ao chamado turismo de negócios, um segmento do mercado que está em expansão na cidade.
De acordo com o diretor do Departamento de Turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Antônio Monteiro de Azevedo, o turismo de negócios é o que movimenta mais a economia da cidade. O executivo costuma gastar o dobro do que gasta um turista que está em busca de lazer: em média R$ 250 ao dia, enquanto quem está a passeio deixa na cidade R$ 120 por dia.
Segundo Azevedo, o número de turistas em Curitiba vem crescendo de forma consistente ano a ano. Esta tendência ganhou impulso principalmente a partir do Congresso da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), realizado há três anos. “O evento foi uma grande vitrine do produto Curitiba”, explica ele.
Outros motivos que explicam o crescimento, de acordo com Azevedo, são a presença da cidade em feiras nacionais e internacionais, o trabalho de divulgação em centros emissores de viajantes e o bom conceito de Curitiba dentro e fora do país. Também tem reflexos positivos a indicação da revista Exame, pelo segundo ano consecutivo, de Curitiba como a melhor cidade do país para se investir em negócios. Outra publicação, a revista Viagem e Turismo, fez uma pesquisa entre seus leitores e indicou Curitiba como a quarta melhor cidade brasileira para se visitar.
Perfil
O turista que vem a Curitiba geralmente é homem (66%) e viaja sozinho (63,2%) – características que correspondem à do executivo que viaja a negócios. A visita a parentes e amigos (22,2%) é outro motivo citado para a viagem, além de eventos (12,3%) e lazer (9,2%). O meio de transporte mais utilizado é o ônibus (41,8%), seguido do avião (29,6%) e automóvel (27,9%).
O interior do Estado é a origem da maior parte dos visitantes (36%). Depois vêm os estados de São Paulo (25,2%), Santa Catarina (14,8%), Rio Grande do Sul (6,1%) e Rio de Janeiro (6%). Entre os turistas estrangeiros, destacam-se os americanos (0,6%), alemães (0,6%) e argentinos (0,4%). A permanência na cidade é de, em média, 4,8 dias. O gasto médio per capita é de US$ 52,70 por dia ou o equivalente a R$ 158.
Os pontos mais visitados pelos turistas em Curitiba são, pela ordem, o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Parque Tanguá. De acordo com uma pesquisa realizada pelo professor Sérgio Sayão, de Londrina, no trabalho “Trilhas do Paraná”, que trata do potencial turístico do Estado, Curitiba é a cidade do Estado que oferece o maior número de atrativos para os visitantes: um total de 118. Para 89% dos turistas que passam pela capital paranaense, as áreas verdes preservadas são o principal charme da cidade. Outros 82,6% citam a qualidade de vida como um dos seus principais referenciais.