Os alemães em Leipzig também
se encontram nos diversos
cafés do centro da cidade.
Situada no leste da Alemanha, Leipzig, a maior cidade da região da Saxônia, está hoje mais agitada do que nunca. É um local dinâmico para feiras, congressos e comércio, além de oferecer muita cultura, vida noturna badalada e boas opções para compras. Tradicionalmente ligada aos esportes, Leipzig, além de sediar jogos da Copa deste ano, é também a cidade alemã candidata para sediar os Jogos Olímpicos de Verão em 2012.
Quem for assistir aos jogos lá terá muito o que ver nesta metrópole de quinhentos mil habitantes. Fascinantes edifícios renascentistas e barrocos, casas de comércio e galerias de época estão de cara nova e convidam o turista para passear e sair às compras. Arte e cultura podem ser contempladas na casa de concertos Gewand- haus, na Ópera e na Igreja Thomaskirche, de estilo gótico tardio, local tradicional de apresentação do coral Thomanerchor e onde atuou o famoso compositor barroco Johann Sebastian Bach. Diversão e vida boêmia podem ser encontradas nos cabarés, teatros e bares de jazz da cidade.
![]() |
O antigo prédio da Bolsa de Valores chama atenção pela bela arquitetura. |
Uma visita aos atrativos turísticos da cidade pode começar pelo prédio da antiga Prefeitura, uma das mais belas construções renascentistas alemãs, que aloja o Museu da História da Cidade, um dos mais extensos e completos museus histórico-culturais da Alemanha. Os amantes da música clássica não podem deixar de ir ao Museu Bach no Arquivo-Bach, que retrata a época e a vida do compositor Johann Sebastian Bach. Neste caso, vale também uma passada na Igreja Thomaskirche, na qual Bach trabalhou e foi enterrado e na Mendelssohn-Haus, casa onde outro compositor, Felix Mendelssohn Bartholdys, viveu e faleceu.
Paz, história e arte
![]() |
A Igreja Nikolaikirche, ou |
Na lista de atrativos interessantes estão ainda aqueles ligados à história do país, como a Nikolaikirche, a igreja onde são celebradas orações pela paz e ponto de partida da revolução pacífica pela união da Alemanha no outono de 1989. Há também o Fórum da História Contemporânea de Leipzig, pertencente à ?Fundação Casa da História da República Federal da Alemanha? e o Monumento da Batalha das Nações, que recorda a Batalha das Nações que ocorreu em 1813 em Leipzig, e ainda proporciona uma vista panorâmica da cidade. A metrópole de hoje se destaca também pelo pioneirismo na arte tipográfica – foi lá que, no ano de 1650, foi publicado o primeiro jornal diário do mundo.
Os adoradores de arte não podem deixar de visitar o Museu de Artes Plásticas (Museum der Bildenden Künste), que mostra uma das mais importantes coleções de pintura, escultura e grafia em toda a Alemanha central. O Museu de Artesanatos expõe peças européias desde a Idade Média à metade do século XX. E há ainda as galerias de arte como a Contemporânea (Galerie für Zeitgenössische Kunst), Artco – Galerie, Galeria Leipzig Hof e a Galeria Michael Beck & Eggeling.
![]() |
O Zentralstadion, que já foi |
Região é rica em castelos
Leipzig é um ponto de partida ideal para passeios rápidos de um dia ou até menos, com tours para Meissen, Norumburg, Wittenberg, Torgau, ao Kohrener Land ou ao Parque Wörlitzer. Uma excursão através das terras saxônicas de castelos e cerrados oferece uma prazerosa fuga da vida das grandes cidades. Não deixe de visitar o Mosteiro de Nimbschen e o Vale dos Castelos – a Saxônia é um dos mais ricos estados alemães em castelos e palácios. Em Halle, cidade vizinha a Leipzig, situada às margens do Rio Saale, ostenta o Castelo Moritz.
As grandes cidades da Turíngia são Weimar, Dessau e Erfurt. Caracterizam-se por terem os seus centros, de origem medieval, muito bem conservados. Os amantes do esporte não podem perder o Oberhof, o centro de esportes de inverno na Floresta da Turíngia. As modernas pistas têm recebido diversas competições internacionais.
