A capital mineira não recebeu o nome de Belo Horizonte por acaso. Trata-se de uma bela e arborizada cidade, cercada pelas tradicionais montanhas das Minas Gerais e emoldurada pela charmosa Serra do Curral, eleita pelos belo-horizontinos o símbolo da cidade.
O roteiro turístico Horizontes da Cidade abrange justamente a região da Serra do Curral e do belo bairro que a circunda, o Mangabeiras. Em sua visita à cidade, em 1980, o Papa João Paulo II, ao se deparar com a vista que se tem do alto da Praça Israel Pinheiro, exclamou: “Que Belo Horizonte!”.
Desde então, esta ficou conhecida como Praça do Papa, onde foi erguido um monumento para homenagear o ilustre visitante. Hoje, além de um agradável lugar para passear e apreciar a vista panorâmica da cidade, a praça é também palco de vários eventos culturais, como shows e peças de teatro.
Ao percorrer o roteiro Horizontes da Cidade, o visitante também vai se deparar com o Museu de Telecomunicações Oi Futuro, a Praça da Bandeira, a Praça JK, mirantes com vista panorâmica da cidade, o Parque das Mangabeiras e a curiosíssima e misteriosa rua do Amendoim, onde carros desligados e líquidos jogados ao solo sobem a rua ao invés de descer.
Para ter mais informações sobre este e os demais roteiros turísticos de Belo Horizonte, os interessados podem retirar um exemplar do Guia Turístico de Belo Horizonte nos postos de informação turística da Belotur, espalhados em pontos estratégicos da capital.